Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Programa 5 ao dia do MARB destaca benefícios das frutas e legumes de Verão
Universidade do Minho abre concursos para 67 investigadores

Programa 5 ao dia do MARB destaca benefícios das frutas e legumes de Verão

Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova cerca de 240 mil euros para freguesias

Programa 5 ao dia do MARB destaca benefícios das frutas e legumes de Verão

Braga

2024-06-14 às 23h31

Redacção Redacção

Mais uma edição do programa que contou com a participação dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Frossos, EB Dume e EB Real

Citação

O Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) recebeu a 36.ª e 37.ª sessões, do ano lectivo 2023/2024, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 13.ª edição, a qual contou, com a participação dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas EB Frossos, EB Dume e EB Real, do concelho de Braga, acompanhados pelas professoras Sílvia Ribeiro, Maria Sameiro Cruz, Cristina Pires e Sónia Coutinho.

Aproximando-se o fim do ano escolar e, consequentemente, o início das férias de verão, a equipa multidisciplinar do Programa 5 ao Dia deu especial destaque à sazonalidade dos produtos agrícolas e, em especial, às frutas e legumes de verão, destacando a abundância e importância que as frutas e legumes produzidos nesta estação têm para uma alimentação saudável, possuindo, na sua maioria, uma riqueza nutricional incomparável. Foram elaborados diversos materiais didáticos com a identificação das principais frutas e legumes da época de Verão, com a sua composição nutricional e benefícios do seu consumo para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

A sessão terminou com a visita ao Mercado Abastecedor tendo sido disponibilizadas as boxes de venda dos Operadores do MARB, Frutas Real; Simões, Lda; Frutas S. Bento; Frutas Queirós & Filhos, Lda.; Celestino Cabreira & Filhos, Lda. e NFrutas e Legumes, Lda., para que as crianças visualizassem e identificassem os hortofrutícolas produzidos no verão em todo o seu processo de normalização, conservação e preparação para a fase de comercialização.

Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Trata-se de um programa desenvolvido nos diversos Mercados Abastecedores do país, sendo que na região Norte o programa é desenvolvido no MARB em coordenação com a Associação 5 AO DIA e a Câmara Municipal de Braga. Conta ainda com o apoio da DSRN - Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

No próximo dia 19 de junho, ocorrerá a 38ª sessão que que contará com a participação dos alunos da escola EB Enguardas e EB Bairro da Alegria, do concelho de Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho