Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Programa 5 ao Dia alerta para açúcar escondido
Esposende na Feira Ibérica de Turismo

Programa 5 ao Dia alerta para açúcar escondido

Juventude popular de Braga reeleita melhor concelhia do país

As Nossas Escolas

2018-03-05 às 10h17

Redacção

26.º edição do 5 ao Dia informou crianças sobre a mais recente campanha do Ministério da Saúde: O açúcar escondido nos alimentos.

Meia centena de alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian participaram na 26.ª edição do Programa 5 ao Dia, que teve lugar no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB), onde foi abordado o tema do açúcar presente nos alimentos.
Nas quatro actividades que constituem a matriz-base do Programa 5 ao Dia Preparação de uma salada de frutas; Sementeira de uma Leguminosa; Visualização de uma história Nutri Ventures O Reino Laranja e Visita ao Mercado Abastecedor, foram abordados temas específicos sobre a necessidade urgente de modificação de hábitos alimentares e da prática de exercício físico como denominadores preventivos de algumas doenças crónicas.

Neste âmbito, a nutricionista Analisa Neto, informou as crianças dos conselhos da Direcção-Geral da Saúde para a redução da ingestão de açúcares, tais como: reduzir a quantidade de açúcar nas receitas, optar por sabores naturais como o iogurte natural, leite simples e outros, dar preferência à água em vez das bebidas onde foi adicionado açúcar e evitar o consumo de guloseimas.
Para além dos conselhos, Analisa Neto abordou, ainda, o impacto negativo do consumo de açúcar em quantidades superiores às necessidades sendo este um dos principais factores que contribui para o aparecimento de doenças como a obesidade, diabetes, cárie dentária e alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares recordando que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de açúcares pelas crianças portuguesas aproxima-se dos 25% da energia ingerida diariamente, ou seja, cinco vezes acima dos 5% ideais.
Por fim foi ainda referida a mais recente campanha nacional, lançada pelo Ministério da Saúde, sob o tema O açúcar escondido nos alimentos que alerta para os perigos que se podem esconder nos rótulos dos alimentos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.