Esposende: Benjamim Pereira garante apoio contínuo às instituições de solidariedade social
2023-09-26 às 06h00
Gabinete de Gestão de Risco do Hospital de Braga regista este ano mais casos de violência contra profissionais de saúde. Campanha ‘Braga respeita quem cuida’ arrancou há um ano.
As notificações de casos de violência contra profissionais do Hospital de Braga têm vindo a aumentar nos últimos meses, revelou a coordenadora do Gabinete de Gestão de Risco, Sílvia Oliveira, adiantando que esse acréscimo “não traduz, necessariamente, um aumento de episódios”.
Segundo aquela responsável, “temos de olhar para os números com muito cuidado”, acreditando Sílvia Oliveira que a campanha ‘Braga respeita quem cuida’, lançada em 2022, “embora fosse dirigida à população, acabou por questionar muitos profissionais de saúde” sobre a utilidade da notificação de casos de violência.
Até ao passado mês de Agosto, foram reportados 142 episódios de violência contra profissionais do Hospital, número que se aproxima do total de 168 casos registados em todo o ano de 2022.
“As notificações são importantes para perceber onde estão a acontecer esses episódios e para criar barreiras que melhoresm as condições de segurança”, advoga a coordenadora do Gabinete de Gestão de Risco.
No âmbito da campanha ‘Braga respeita quem cuida’ e do Plano de Acção para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde, o Hospital de Braga tem articulado com a PSP a presença periódica de “agentes de proximidade”, que funcionam, segundo Sílvia Oliveira, como “uma extensão dos nossos olhos”, que alertam para potencias situações de risco da segurança.
A campanha ‘Braga respeita quem Cuida’ foi lançada há cerca de um ano com o objectivo de consciencializar a comunidade para os impactos da violência no sector da Saúde.
Promovida pelo Hospital de Braga, esta iniciativa conta com as parcerias do Município de Braga, da Polícia de Segurança Pública, do Sporting Clube de Braga, do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I – Braga, dos Transportes Urbanos de Braga e da Autoridade para as Condições de Trabalho.
10 Dezembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário