Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Professor da UMinho preside Associação de Estudos Galegos
Aprovado o orçamento da CIM Cávado

Professor da UMinho preside Associação de Estudos Galegos

AEB espera 250 milhões de vendas em 2022

Professor da UMinho preside Associação de Estudos Galegos

Ensino

2022-09-27 às 06h00

Redacção Redacção

Carlos Pazos-Justo é o primeiro presidente da AIEG afecto a uma universidade portuguesa. O seu cargo reconhece também o trabalho de quase três décadas dos estudos galegos na UMinho.

Citação

O professor Carlos Pazos-Justo, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, é o novo presidente da Associação Internacional de Estudos Galegos (AIEG), a referência da área, que agrega duas centenas de investigadores da Europa e América.
Em comunicado, a UMinho refere que a tomada de posse decorreu no XIII Congresso da AIEG, que juntou este fim-de-semana 120 participantes em Varsóvia, Polónia.
No mandato até 2025, a equipa liderada por Carlos Pazos-Justoquer reforçar o trabalho em rede nos estudos galegos, o diálogo com a lusofonia e realizar pela primeira vez um congresso desta entidade em Portugal – será em 2024, em Braga.

Carlos Pazos-Justo é o primeiro presidente da AIEG afecto a uma universidade portuguesa, tal como a maioria dos membros desta direcção. O seu cargo reconhece também o trabalho de quase três décadas dos estudos galegos na UMinho. “Tem um significado especial, porque estamos precisamente na eurorregião Galiza/Norte de Portugal e somos uma janela aberta ao mundo galego, com uma forte dinâmica de iniciativas académicas, culturais e sociais, que agora queremos intensificar, alargando a outros âmbitos e geografias”, refere Carlos Pazos-Justo.
Carlos Pazos-Justo nasceu em Redondela, Galiza, em 1975. É licenciado em Filologia Galega e em Filologia Portuguesa pela Universidade de Santiago de Compostela, mestre em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa pela UMinho, máster de experto em Cultura Española Contemporánea pela Universidade de Alcalá (Espanha) e doutorado em Ciências da Cultura pela UMinho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho