Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
“Procurarei ser uma Provedora do Estudante pró-activa”
Mercado da Castanha e dos Produtos Locais  animou Vieira durante três dias

“Procurarei ser uma Provedora do Estudante pró-activa”

Criação do Centro Tecnológico das Carnes em Famalicão avança no primeiro trimestre de 2020

“Procurarei ser uma Provedora do Estudante pró-activa”

Ensino

2019-11-05 às 12h44

Miguel Viana Miguel Viana

Rosa Vasconcelos tomou ontem posse como Provedora do Estudante da Universidade do Minho e prometeu apostar na divulgação de informação institucional e ouvir mais os alunos da academia.

Rosa Vasconcelos, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), tomou ontem posse como Provedora do Estudante da UMinho.
Mostrando-se honrada com o convite feito pela Associação Académica da Universidade do Minho para se candidatar ao cargo, Rosa Vasconcelos, foi eleita pelo Conselho Geral da UMinho, no passado dia 21 de Outubro. Sucede, no cargo, a Paula Martins.
Rosa Vasconcelos revelou que “o Provedor (do Estudante) deve ser um bom comunicador, persistente na procura de caminhos alternativos, disponível, e que exerça com discrição o seu cargo. Deve ser alguém com credibilidade e experiência em cargos de gestão. Trabalharei na procura e aprofundamento destas qualidades”.

A responsável apontou como objectivos a divulgação de informação institucional, além dá “relação de confiança com os estudantes. Avaliar as queixas e a s reclamações dos estudantes, de acordo com a razão que assiste a cada um. Propor aos órgãos competentes a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Procurarei ser uma Provedora pró-activa”.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, destacou como prioridade da acção da nova Provedora do Estudante, a aposta na integração dos alunos.
“Nós temos uma comunidade estudantil heterogénea e deve fazer assumir a questão da inclusão como necessidade primeira. Contradições e tensões são uma realidade. Começamos a confrontar-nos na instituição com situações de conflito, que resultam da alteração do perfil do corpo de estudantes. É aqui que o Provedor ganha um papel acrescido.”

O reitor da UMinho divulgou um relatório feito pela anterior Provedora do Estudante (Paula Martins), para apontar algumas prioridades a desempenhar pela nova titular do cargo. “Há um desconhecimento, por parte dos estudantes, dos regulamentos da universidade. O esforço de informação é o desafio. É necessária uma prática efectiva de inclusão. Segundo o mesmo relatório, há uma morosidade dos processos administrativos. Há necessidade de maior qualidade e celeridade das práticas administrativas. Temos de ter uma forma de actuação incisiva nas práticas abusivas da praxe académica”, referiu Rui Vieira de Castro.

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, destacou que os estudantes estão presentes em vários organismos da UMinho, desde o Senado ao Conselho Geral, mas ainda assim “há pouca voz da comunidade estudantil. É fundamental um Provedor do Estudante, porque responsabiliza a universidade na mediação de conflitos e porque atribui aos estudantes uma nova dimensão institucional.”

O representante dos estudantes referiu, também, a importância de apostar na inclusão dos estudantes. “As pessoas passam muito tempo coladas aos ecrãs e dentro de salas. Esse é um problema que a universidade pode resolver. Isso implica reduzir horários de aulas e isso contribui para tirar o isolamento. Esse pode ser um papel importante do Provedor do Estudante”, considerou Nuno Reis.
O presidente do Conselho Geral da UMinho, Luís Valente de Oliveira, apontou a “necessidade de defender valores” e de “comunicar as regras com clareza”, como sendo as principais tarefas a desempenhar pela Provedora do Estudante. Valente de Oliveira frisou que Rosa Vasconcelos tem a confiança das unidades que compõem a UMinho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.