Correio do Minho

Braga,

- +
Prémios enaltecem mérito de alunos das escolas da Póvoa de Lanhoso
Percurso dos alunos da UMinho marcado pela “estabilidade”

Prémios enaltecem mérito de alunos das escolas da Póvoa de Lanhoso

Associação de Moradores das Lameiras quer deixar ‘Marc@as’ na comunidade

Prémios enaltecem mérito de alunos das escolas da Póvoa de Lanhoso

Cávado

2019-06-16 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

O Theatro Club serviu de palco para os alunos povoenses brilharem na cerimónia de entrega de Prémios de Mérito António Lopes - uma iniciativa promovida pelo Município da Póvoa de Lanhoso, em parceria com os agrupamentos do concelho.

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolheu, na noite de sexta-feira, a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito António Lopes, numa iniciativa do Município, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho.
Uma noite de tributo, de reconhecimento e de exaltação àquele que foi o maior filantropo das Terras da Maria da Fonte – António Ferreira Lopes.
Instituído no ano lectivo de 2006/2007, o prémio, e como explicou a vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, é atribuído ao melhor aluno de cada turma do quarto ano do primeiro ciclo, que durante o ano se destacou, tendo em conta o aproveitamento global, relações interpessoais, interesse e motivação, responsabilidade, autonomia, iniciativa, criatividade e assiduidade.

“Hoje, a Póvoa de Lanhoso tem escolas completamente equipadas com bibliotecas e dota a espécie de novas tecnologias que permitem a diversificação das estratégias de ensino, aprender e testar os conhecimentos de forma mais atractiva e divertida, ou seja, correspondemos às necessidades manifestadas pelos alunos e não estamos atrás de qualquer outra escola das grandes cidades do país, bem pelo contrário”, revelou a vereadora e vice-presidente do Município da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.

Para a directora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues, o trabalho desenvolvido nas escolas passa por aliar conhecimentos, capacidade e atitudes. Hoje em dia, e como explicou aquela responsável, é preciso ‘saber fazer e saber ser’.
José Ramos, do Agrupamento da Póvoa de Lanhoso, vincou que os prémios resultam de muito trabalho, esforço e perseverança dos alunos. Reconhecer o mérito dos alunos é, para o presidente de Câmara, Avelino Silva, um acto de justiça.

O autarca referiu que o trabalho desenvolvido pela autarquia passa por criar todas as condições para que os alunos tenham a melhor educação e formação. O autarca realçou também o grande investimento em escolas de qualidade e no processo educativo.
A iniciativa foi abrilhantada pelo grupo de ballet da Associação em Diálogo e pelos alunos do ensino articulado de música do Agrupamento Gonçalo Sampaio.
Um documentário da autoria do historiador José Abílio Coelho deu a conhecer a vida e obra de António Lopes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.