Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
‘Prémio Cidadão Europeu’ louva escuteiros nacionais
INL tem três milhões para empresas inovadoras

‘Prémio Cidadão Europeu’ louva escuteiros nacionais

‘Águas do Norte’ avança com subsistema de Lanheses

‘Prémio Cidadão Europeu’ louva escuteiros nacionais

Nacional

2021-02-26 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o Corpo Nacional de Escutas acaba de ser distinguido com o ‘Prémio Cidadão Europeu’.

Os escuteiros portugueses acabam de ser distinguidos com o Prémio Cidadão Europeu, por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, que destaca o trabalho do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na “promoção dos valores europeus e humanistas”.
“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo, com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, realça José Manuel Fernandes, assinalando que esta distinção é também “o reconhecimento do CNE pela educação e formação dos jovens para a cidadania activa e desenvolvimento de competências”.
O eurodeputado do PSD e coordenador do PPE comissão dos orçamentos sublinha o facto de esta ser uma instituição, com quase 100 anos de vida em Portugal, mas que continua a ter a capacidade de “adaptar e evoluir a sua actividade no actual período pandémico”.

“O escutismo tem tido um crescimento contínuo do seu efectivo em Portugal”, nota José Manuel Fernandes.
Em Portugal, o CNE foi fundado em 27 de Maio de 1923 e tem estatuto de utilidade pública desde 1983. É uma associação sem fins-lucrativos, apartidária e integrada na Igreja Católica, que baseia a sua acção num programa de educação não-formal, adaptado aos desafios da nova era e nas finalidades e princípios do método escutista concebido por Baden-Powell - fundador do Escutismo.
Refira-se que o CNE - Escutismo Católico Português - é a maior associação de juventude em Portugal, concentrando actualmente cerca de 72 mil escuteiros, dos géneros masculino e feminino, distribuídos por mais 1.000 agrupamentos, em todas as regiões do país.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho