Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
‘Prémio Cidadão Europeu’ louva escuteiros nacionais
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

‘Prémio Cidadão Europeu’ louva escuteiros nacionais

Um ano de comemorações do universo camiliano

‘Prémio Cidadão Europeu’ louva escuteiros nacionais

Nacional

2021-02-26 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o Corpo Nacional de Escutas acaba de ser distinguido com o ‘Prémio Cidadão Europeu’.

Citação

Os escuteiros portugueses acabam de ser distinguidos com o Prémio Cidadão Europeu, por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, que destaca o trabalho do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na “promoção dos valores europeus e humanistas”.
“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo, com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, realça José Manuel Fernandes, assinalando que esta distinção é também “o reconhecimento do CNE pela educação e formação dos jovens para a cidadania activa e desenvolvimento de competências”.
O eurodeputado do PSD e coordenador do PPE comissão dos orçamentos sublinha o facto de esta ser uma instituição, com quase 100 anos de vida em Portugal, mas que continua a ter a capacidade de “adaptar e evoluir a sua actividade no actual período pandémico”.

“O escutismo tem tido um crescimento contínuo do seu efectivo em Portugal”, nota José Manuel Fernandes.
Em Portugal, o CNE foi fundado em 27 de Maio de 1923 e tem estatuto de utilidade pública desde 1983. É uma associação sem fins-lucrativos, apartidária e integrada na Igreja Católica, que baseia a sua acção num programa de educação não-formal, adaptado aos desafios da nova era e nas finalidades e princípios do método escutista concebido por Baden-Powell - fundador do Escutismo.
Refira-se que o CNE - Escutismo Católico Português - é a maior associação de juventude em Portugal, concentrando actualmente cerca de 72 mil escuteiros, dos géneros masculino e feminino, distribuídos por mais 1.000 agrupamentos, em todas as regiões do país.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho