Correio do Minho

Braga,

- +
Primeiro-ministro abre ano lectivo e inaugura M-Factory Lab no IPCA
Ruas menos concorridas e lojas fechadas

Primeiro-ministro abre ano lectivo e inaugura M-Factory Lab no IPCA

“Qualquer desculpa” serve para sair à rua

Primeiro-ministro abre ano lectivo e inaugura M-Factory Lab no IPCA

Ensino

2020-10-13 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

António Costa vai estar hoje pela primeira vez no IPCA, em Barcelos, onde marca presença na sessão solene de abertura do novo ano lectivo e na inauguração do M-Factory Lab.

O primeiro-ministro, participa hoje na sessão de abertura do ano lectivo 2020-2021 do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos. António Costa vai ainda visitar as escolas deste politécnico e inaugurar o M-Factory Lab.
Esta será a primeira vez que António Costa visita o IPCA, como revelou Maria José Fernandes, presidente do instituto, ao ‘Correio do Minho’.
Ao que foi possível apurar, António Costa já era para ter participado nas comemorações do dia do IPCA, o que acabou por não ser possível devido a uma viagem à Índia. Teve depois a vinda a Barcelos programada para Abril, para inaugurar o M-Factory Lab, mas devido à pandemia a cerimónia foi cancelado. O primeiro-ministro não esqueceu o convite e é no IPCA que vai marcar o arranque do novo lectivo no ensino superior e também o regresso ao ensino presencial.

Maria José Fernandes entende a presença do primeiro-ministro na cerimónia de hoje como “o reconhecimento” de que o IPCA está a cumprir o seu papel respondendo às necessidades da região e do país.
António Costa é esperado às 10,30 horas, visitando de seguida a Escola Superior de Gestão e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
O primeiro-ministro vai ainda visitar o Centro de Investigação de Inteligência Artifical (2Ai) da Escola Superior de Tecnologia e o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) da Escola Superior de Design.
Segue-se a inauguração do M-Factory Lab, um laboratório industrial que proporciona as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial. “É um equipamento muito importante para nós e que já estamos a utilizar”, realça a presidente.

A visita do primeiro-ministro incluiu ainda uma conversa com os novos estudantes do IPCA que estarão representados na ‘Tenda Académica do IPCA’.
Após percorrer as instalações e realizar as visitas previstas, iniciar-se-á a sessão de abertura do ano lectivo 2020/2021 no auditório Eng. António Tavares com um momento de espectáculo multimédia e os habituais discursos.
Inicialmente estava previsto que o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior iria acompanhar António Costa nesta deslocação ao IPCA, algo que não vai acontecer uma vez que Manuel Heitor está com Covid-19.
No IPCA, o ano lectivo 2020/ /21 iniciou a 23 de Setembro com o 2.º e 3.º ano dos cursos de licenciatura, tendo neste momento recebido já os novos estudantes de licenciatura e cursos técnicos superiores profissionais cujas aulas iniciaram a 6 de Outubro. Até meados de 24 de Outubro os cursos de mestrado estarão também todos em funcionamento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho