Correio do Minho

Braga,

- +
Primeira fase da reabilitação da antiga Francisco Sanches orçada em 1,7 milhões
Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional

Primeira fase da reabilitação da antiga Francisco Sanches orçada em 1,7 milhões

Duvan Vergara e Juan Quintero também apontados ao SC Braga

Primeira fase da reabilitação da antiga Francisco Sanches orçada em 1,7 milhões

Braga

2021-05-15 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Maioria da Coligação ‘Juntos por Braga’ deve aprovar segunda-feira, em reunião de câmara, a versão final do projecto de execução para a primeira fase da reabilitação da antiga escola Francisco Sanches.

A Câmara de Braga deve aprovar segunda-feira, em reunião do executivo municipal, a versão final do projecto de execução para a primeira fase da reabilitação da antiga escola Francisco Sanches, sita na Rua D. Pedro V, em São Victor, que vai ser transformada num Centro Cultural.
De acordo com a proposta, a primeira fase de reabilitação do edifício para a criação do Centro Cultural Dr. Francisco Sanches terá um custo estimado de 1.746.871 euros (mais IVA), com um prazo de execução de um ano.
Esta primeira fase da empreitada contempla a requalificação total do piso zero para aí instalar todo o Arquivo Municipal, incluindo o arquivo histórico. Serão criadas salas de consulta e uma biblioteca, uma zona de tratamento e higienização de documentos.

A obra contemplará igualmente a preparação de todas as infra-estruturas para a implementação da segunda fase da reabilitação da antiga escola.
De realçar que a primeira fase integra a reabilitação geral de todo o edifício, concretamente no que se refere a coberturas, fachadas, vãos e arranjos exteriores.
Aprovado o projecto de execução, e tendo já todos os pareceres favoráveis necessários, a obra está apta para concurso público.
Foi em Fevereiro do ano passado que o Município anunciou a criação do Centro Cultural Dr. Francisco Sanches, transformando a antiga escola “num equipamento de referência alinhado com a estratégia cultural da Cidade para 2030 e com a candidatura a Capital Europeia da Cultural em 2027”.

Estima-se que a reabilitação total do edifício e a sua transformação em centro cultural representa um investimento global na ordem dos 4,5 milhões de euros. Na ocasião, a vereadora Olga Pereira, que tutela a Gestão e Conservação de Equipamentos, realçou que o Município irá aproveitar todas as oportunidades de financiamento comunitário que possam surgir.
“Vamos permitir que o público se vá apropriando progressivamente da utilização do edifício, colocando à disposição as zonas que forem ficando disponíveis. Vamos também garantir a continuidade da utilização de algumas das estruturas que já se encontram sediadas aqui e incorporar novas dinâmicas que possam resultar o debate em torno da estratégia cultural 2030”, afirmava, então, Olga Pereira.
Já para a vereadora da Cultura realçou este projecto representa “um passo concreto na definição de uma política cultural para a cidade, que pretende transformar Braga numa cidade ainda mais vibrante e cosmopolita, capaz de responder aos desafios actuais do mundo global”.
“A antiga Francisco Sanches, um ícone da cidade, será um espaço dedicado à criação artística multidisciplinar. Os espaços da capela e do ginásio serão dotados de todas as condições necessárias para a realização de concertos, ensaios, showcases e outros eventos”, disse Lídia Dias. O edifício terá ainda espaços para residências artísticas, de acolhimento de artistas emergentes e irá ainda albergar a Galeria do Eixo Atlântico.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho