Banhistas com alergias na praia fluvial de Adaúfe
2025-05-16 às 09h00
Braga assinalou pela primeira vez o Dia Municipal do Voluntariado, com sessão no Espaço Vita. Rede ‘Braga Voluntária’ já reúne mais de 65 entidades parceiras e envolve cerca de 300 voluntários.
O Espaço Vita acolheu, na tarde de ontem, uma sessão que pretendeu assinalar, pela primeira vez, o Dia Municipal do Voluntariado, um evento promovido pelo município de Braga e que reuniu várias entidades com intervenção nesta área, destacando-se a partilha de boas práticas, inspiração de projectos e reforço da importância de um voluntariado estruturado e sustentável.
“Chegou o dia em que queremos prestar tributo a todos aqueles que querem dar um pouco de si em benefício da comunidade. Esse dar é, em si mesmo, um acto de generosidade que deve ser reconhecido e valorizado, e que tem um valor incalculável”, referiu Ricardo Rio, presidente da CM Braga, na primeira intervenção, já depois de uma pequena actuação da Tuna de Medicina da Universidade do Minho, na sessão de abertura.
“O voluntariado nunca poderá ser um instrumento de substituição de actividades profissionais. É, de facto, um acto de enriquecimento das mais diversas actividades, que podem ser desenvolvidas nos mais diversos contextos, nas áreas da cultura, da saúde, social, nos diversos equipamentos, projectos e actividades municipais. São muitas as formas de envolvimento, de acordo com os perfis e centros de interesse de cada um. Este dia é para celebrar e agradecer essa mesma generosidade e também para lançar um repto a que muitos mais possam juntar-se ao longo dos anos vindouros. Se pudermos manter esta taxa de crescimento de 100 por ano ficaremos muito satisfeitos”, acrescentou o autarca, que recebeu depois o Galardão ’Autarquia Voluntária’, uma distinção feita ao município de Braga pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, como reconhecimento do trabalho de promoção do voluntário realizado no território.
De resto, Braga recebeu também o Selo de Qualidade em Voluntariado ‘Join4Change’, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, que realça a os programas de voluntariado promovidos pelo município.
Foram ainda apresentados vários projectos que reflectem a diversidade do voluntariado em Braga, com subidas a palco de Joana Meneses Fernandes, da Missão Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura, Miguel Coimbra e Catarina Lages, da Farmácia de Lamaçães, na vertente do voluntariado empresarial, e Fátima Faria e Cecília Morgado, em representação do Hospital de Braga.
Esta cerimónia ficou ainda marcada pela integração de novos parceiros na rede ‘Braga Voluntária’, estrutura municipal que já conta com mais de 65 entidades parceiras e cerca de 300 voluntários envolvidos.
Igual destaque ao ‘Voluntaria-te’, um programa promovido pelo município e que se destina a jovens entre os 15 e os 30 anos, reforçando o compromisso de Braga com a mobilização cívica das novas gerações.
18 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário