Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Presidência da UE vem à UMinho conhecer o novo supercomputador português
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Presidência da UE vem à UMinho conhecer o novo supercomputador português

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Presidência da UE vem à UMinho conhecer o novo supercomputador português

Ensino

2021-06-17 às 06h00

Redacção Redacção

Comissária Europeia para a Inovação e ministro Manuel Heitor estão entre as figuras participantes, esta sexta-feira, em Guimarães

Citação

A comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Maryia Gabriel, e o ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estão esta sexta-feira em Guimarães para conhecer os avanços do Centro de Computação Avançada do Minho (MACC), que vai receber em 2022 o novo supercomputador ecológico Deucalion. Na sessão prevê-se ainda a entrega de um manifesto dos diretores dos centros europeus que alojam os cinco sistemas de supercomputação de nível petascale com apoio da UE, situados na Bulgária, Eslovénia, Luxemburgo, Portugal e República Checa.

A cerimónia decorre das 8h45 às 10h15, no Instituto de Design, no campus de Couros da Universidade do Minho. O programa conta também com intervenções da ministra eslovena da Ciência, Simona Kustec, das eurodeputadas Graça Carvalho e Maria Manuel Leitão Marques, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do representante da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paulo Quaresma, do presidente da CCDR-N, António Cunha e, entre outros, do diretor do MACC e investigador da Escola de Engenharia da UMinho e do INESC TEC, Rui Oliveira. A sessão pode ser acompanhada no canal YouTube da UMinho e inclui, na parte final, a visita virtual ao MACC e uma conferência de imprensa com Mariya Gabriel e Manuel Heitor.

Este evento faz parte do programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e do “MACC User Group Workshop”, o qual decorre desde terça-feira na UMinho, com participantes de todo o mundo. A iniciativa é organizada pelo MACC e pelas multinacionais Fujitsu e ARM, com apoio das universidades do Minho e de Bristol (Inglaterra), do consórcio britânico GW4, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), do Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx), da FCT e do projeto europeu EuroCC.



Projeto de 20 milhões de euros
Deucalion é o novo supercomputador português ecológico da EuroHPC – Iniciativa Conjunta de Computação de Alto Desempenho da Comissão Europeia. Estará operacional em 2022 no MACC, no Avepark, em Guimarães, o maior dos quatro centros operacionais de computação avançada em Portugal, propriedade da FCT e com coordenação científica e operacional da UMinho.
No âmbito da Presidência do Conselho da UE, Manuel Heitor afirmou em fevereiro que quer Portugal e a Europa a liderar na "computação verde". Anunciou-se 20 milhões de euros (sete milhões vêm da Comissão Europeia) para instalar o Deucalion, simbolizando uma comunidade energeticamente sustentável com recurso sobretudo a fontes renováveis. “A 18 de junho, iremos reunir os supercomputadores em instalação ao nível europeu como um exemplo do que é importante na distribuição e partilha de infraestruturas únicas por toda a Europa“, referiu Manuel Heitor.
A EuroHPC colaborou na aquisição de cinco supercomputadores petascale, cada um com desempenho na ordem da dezena de petaflops ou 10 milhões de biliões de cálculos por segundo. A medida é considerada relevante na coesão e competitividade europeia, dado o desenvolvimento que estas inovações tecnológicas levam para a região onde são instaladas. Aliás, em setembro de 2020, a Comissão Europeia propôs um investimento adicional de oito mil milhões de euros para a próxima geração de supercomputadores e tecnologias quânticas.



Papel pioneiro
O MACC nasceu em 2017, graças ao memorando entre a FCT, a UMinho e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin, nos EUA). O primeiro supercomputador do MACC é o Bob, cedido pela UT Austin, que aumentou em 10 vezes a capacidade nacional de computação e amplia formas de cooperação científica e empresarial. A UMinho tem tido um papel pioneiro na ciência de dados. A nível nacional, destacou-se a lançar um curso com um ramo de Informática (1977), o primeiro email (1985), a primeira ligação à Internet e a Home Page de Portugal (1991), a comunidade online mais duradoura (Moosaico, 1994), a I Conferência WWW (1995), a primeira LAN Party (2001) ou, mais recentemente, o Quanta Lab (com o INL, 2016), o MACC (2017) e o maior laboratório associado do país e o único em inteligência artificial (LASI, 2021). O cartão de cidadão eletrónico e a aplicação StayAway Covid estão entre os inúmeros projetos de investigação desenvolvidos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho