Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Presidente de Câmara de Cerveira ouve sugestões de 170 crianças do 1º ciclo
O nosso corpo responde melhor do que vacinas

Presidente de Câmara de Cerveira ouve sugestões de 170 crianças do 1º ciclo

Junta de Crespos e Pousada implementa medidas preventivas da propagação do COVID-19

Presidente de Câmara de Cerveira ouve sugestões de 170 crianças do 1º ciclo

Alto Minho

2020-02-26 às 17h17

Redacção Redacção

Chama-se “A Nossa Voz” e é um projeto letivo que abrange todos os alunos do 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira na concretização de um exercício democrático e cívico: conversar com o Presidente da Câmara Municipal sobre o que está bem e o que pode ser melhorado no território cerveirense. O desafio foi prontamente aceite, estando programadas oito sessões de atendimento no mês de março, com o objetivo final de partilhar as conclusões em sede de Assembleia Municipal.
Desenvolvido pelos Professores Mário Afonso e Rui Fernandes, com o apoio do Agrupamento de Escolas e da autarquia cerveirense, os pequenos munícipes fizeram um vasto trabalho de casa antes de reunir com o autarca Fernando Nogueira. Ao longo de dois meses, cada criança ficou encarregue de pesquisar os aspetos positivos e as eventuais dificuldades existentes na área de residência, estabelecendo contactos diretos com a família, os órgãos locais (juntas de freguesia, associações e párocos) e a população em geral. Os assuntos foram apresentados e debatidos em contexto de sala de aula para uma posterior seleção por temas, através de assembleias participativas.
A próxima etapa consiste na realização de um conjunto de audiências já articuladas com o Presidente da Câmara Municipal, durante as quais cada turma vai levantar questões e, nalguns casos específicos, propor soluções. Fernando Nogueira elogia “a autenticidade” deste projeto, “especialmente num momento em que discute o desinteresse e afastamento das gerações mais novas relativamente a uma sociedade mais participada e construtiva e, por consequência, a ausência de um pensamento dinâmico e crítico sobre o concelho ou região”. “Habitualmente, realçamos a simplicidade e a sinceridade das crianças como fatores diferenciadores, por isso ouvir as suas ideias e preocupações para com o seu território na primeira pessoa é um momento gratificante, porque as crianças de hoje são o futuro de amanhã”, acrescenta.
“A Nossa Voz” envolve os 170 alunos dos 3º e 4º anos dos centros escolares de Cerveira, Norte (Campos) e de Covas, com o propósito de promover a intervenção cívica e política, fortalecer a aprendizagem para a cidadania e a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, salientando-se a importância da tolerância, do respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.
As sessões de atendimento presencial com o Presidente da Câmara Municipal vão decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, nos dias 5, 11, 13, 18 e 25 de março, divididas por turmas de forma a tornar os encontros verdadeiros espaços de trabalho. No final do ano letivo, prevê-se a participação dos pequenos munícipes numa Assembleia Municipal de caráter extraordinário para a apresentação e debate dos temas aos deputados municipais e consequente encaminhamento para as entidades responsáveis, recomendando a sua resolução.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho