Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Presidente da República aponta razões de esperança no combate à pandemia
Recorde de golos difícil mas possível

Presidente da República aponta razões de esperança no combate à pandemia

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Presidente da República aponta razões de esperança no combate à pandemia

Vale do Ave

2021-07-26 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Sem festa na celebração do Dia do Município a que está ligado por laços familiares, o Presidente da República foi a Celorico de Basto com um discurso em que a palavra “esperança” foi a mais repetida.

Citação

“Eu não me tenho cansado, no último ano e meio, e especialmente depois que acabou o estado de emergência, de falar em esperança, porque ninguém se mobiliza se não houver esperança”, afirmou ontem o Presidente da República, na sessão comemorativa do Dia do Município de Celorico de Basto, comentando a situação pandémica que o país atravessa.
Marcelo Rebelo de Sousa apontou a queda do índice de transmissibilidade da covid 19 nos últimos dias como “mais uma razão para ter esperança” no combate à pandemia, tal como o facto de a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde não ter ultrapassado “os patamares que se temiam há um ou dois meses”.

Mesmo que o número de mortes por covid 19 tenha subido em relação à “média das últimas semanas” não é factor que leve o Presidente da República a afastar-se do discurso da esperança, lembrando as seis dezenas de mortes que se registavam quando foi declarado o último estado de emergência, em Abril passado.
Em Celorico de Basto, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que “a esperança” que pretende não visa apenas “a economia funcionar mais e melhor”, mas também a melhoria da “saúde mental”, entendida como “a reposição de muito do que ficou descompensado na vida das pessoas”, bem como “a recuperação das instituições e do encontro das pessoas”.

Entende o Presidente da República que “essa esperança já começou a ser reconstruída todos os dias”, avisando que “temos de ser realistas, mas temos de ver o que são os sinais de esperança e falar neles, porque ninguém se mobiliza para uma batalha se não acreditar que é possível vencer essa batalha”.
Insistindo no discurso da “esperança”, Marcelo disse, no Cine-Teatro de Celorico de Basto, “em família”, que “não se mobiliza passando a vida a falar daquilo que são os obstáculos, as dificuldades e os problemas”.

Presidente apreciou investimento na Ecovia do Tâmega

O Presidente da República inteirou-se ontem do andamento do projecto de criação de infraestruturas de apoio à Ecopista do Tâmega, que a Câmara Municipal está a executar com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Com um investimento de quase 1, 3 milhões de euros, o Município está a reabilitar e adaptar edifícios que serviam a antiga linha ferroviária, nomeadamente a Casa do Chefe, no centro de Celorico de Basto, para espaços de apoio aos utentes da Ecopista e de promoção de produtos e do próprio território.
A Câmara Municipal de Celorico de Basto conta com uma comparticipação de 1 005 395 euros dos fundos comunitários, pelo que o esforço próprio neste projecto é de 293 817 euros.
A Ecopista do Tâmega, com cerca de 40 quilómetros de extensão, liga a cidade de Amarante a Arco de Baúlhe, tendo como ponto central a antiga estação ferroviária de Celorico de Basto, onde já existe um centro interpretativo da antiga ligação ferroviárias, um espaço de promoção de produtos locais e um pequeno albergue.

Presidente da Câmara despede-se com “satisfação e gratidão”

Impedido, pelo segundo ano consecutivo, de festejar o padroeiro S. Tiago, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto fez ontem, na sessão comemorativa do Dia do Município, o discurso de despedida da autarquia.
Não se podendo recandidatar nas próximas eleições autárquicas por limite de mandatos, Joaquim Mota e Silva falou de “muitos desafios e muitas dificuldades” nos últimos doze anos à frente do Município, confessando que houve “coisas que poderiam ter sido mais bem feitas, embora termine funções “ao serviço da causa pública” com sentimentos de “honra e satisfação”, a par de “enorme gratidão por poder ter servido este concelho”.

A par da “emoção pessoal” neste final de ciclo político, o presidente da Câmara Municipal, na abordagem ao “estado da nação celoricense”, lamentou que esta não tenha podido ainda “celebrar as principais festividades do concelho” por culpa da pandemia, esperando Joaquim Mota e Silva que, ainda este ano, possam ser retomadas as dinâmicas económicas, culturais e sociais.
“Temos sido uma comunidade muito resiliente. Todos têm sido heróis nas suas condições e em circunstâncias nunca vividas”, disse o autarca celoricense que, na sessão em que foram atribuídas medalhas de honra do Município a quatro cidadãos, disse querer “homenagear a resiliência e força de todos os celoricenses”.

Município homenageou com medalhas de honra a resiliência e força dos celoricenses

A Câmara Municipal de Celorico de Basto agraciou ontem com a medalha de honra grau ouro o ex-presidente dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, Fernando Freitas, e os atletas João Sousa e Diogo Dalot. O piloto Miguel Oliveira, também ele com raízes familiares no concelho de Celorico de Basto, receberá a mesma condecoração mais tarde.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que enregou as condecorações ao lado do presidente da Câmara Municipal, relevou os agraciados como símbolos da capacidade celoricense de “suportar os altos e baixos da vida, procurando sempe o melhor”.
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto destacou nos quatro homenageados “a resiliência e força dos celoricenses.

Fernando Freitas foi condecorado a título póstumo, recebendo do presidente da Câmara Municipal o reconhecimento por ter sido “um grande celoricense, um grande democrata e um grande humanista” com uma “participação cívica permanente no concelho.”
Marcelo Rebelo de Sousa classificou o ex-presidente dos Bombeiros Voluntários Celoricenses como “um dos homens mais bons” que conheceu.
“Estava sempre a sorrir, era amigo de todos, amava os Bombeiros Voluntários que era a sua segunda casa, viveu suavemente”, disse o Presidente da República.
A medalha atribuída a Fernando Freitas foi recebida pela esposa, tendo os pais de Diogo?Dalot e João Sousa representado os dois atletas na sessão do Dia do Município.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho