Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Presépio ao Vivo de Priscos regressa a 12 de Dezembro
Câmara apoia 303 famílias no pagamento das rendas

Presépio ao Vivo de Priscos regressa a 12 de Dezembro

11 apoios à habitação para jovens do concelho de Arcos de Valdevez

Presépio ao Vivo de Priscos regressa a 12 de Dezembro

Braga

2021-10-28 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Evento, que mobiliza mais de 600 participantes, está de regresso de 12 de Dezembro a 6 de Janeiro. Evento abre portas em seis datas.

Citação

O Presépio ao Vivo de Priscos está de regresso, após um ano de interregno provocado pela situação pandémica. Através das redes sociais, a paróquia de Priscos anunciou que a edição deste ano vai decorrer de 12 de Dezembro a 6 de Janeiro.
São seis as datas em que será possível visitar aquele que é um dos presépios mais famosos do país, que, por tradição, atrai sempre uma multidão à freguesia de Priscos.
Em Dezembro, o Presépio ao Vivo de Priscos poderá ser visitado das 15 às 18.30 horas, nos dia 12, 19 e 26.
Já em Janeiro, as portas do Presépio abrem nos dias 2 e 9, das 15 às 18.30 horas; e no dia 8, das 20 às 22.30 horas.
Nesta edição as entradas terão um custo “solidário”. A entrada é gratuita até aos 16 anos de idade. Os restantes ingressos gerais custam cinco euros; os maiores de 65 anos pagam quatro euros.
Dada a situação pandémica, o uso de máscara de protecção é obrigatório, assim como a apresentação do Certificado Digital Covid-19 da União Europeia ou teste negativo para aceder ao local.
“Para protecção de figurantes e visitantes não haverá espaços para comer e beber”, explica ainda a comunicação feita através do facebook deste evento.
As visitas guiadas ao Presépio ao Vivo de Priscos requerem marcação prévia para o e-mail presepiovivopriscos@gmail.com ou por contacto telefónico. “Estas visitas são realizadas de acordo com a faixa etária dos visitantes e pretende explicar cada um dos cenários existentes no espaço do Presépio. É necessário o mínimo de 25 pessoas e o máximo de 65 pessoas. Tem o valor de 2,50 estrelas por pessoa”, lê-se.
O Presépio ao Vivo de Priscos nasceu em Dezembro de 2006. É apresentado como uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus.
São cerca de 600 os participantes que, num espaço com cerca de 35.000 metros quadrados dão vida a mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.
Não faltam muitos dos ofícios que existiam no tempo de Jesus: os ferreiros a forjarem e a temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, serradores que cortam lenha, camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, a tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a moldar o barro, a padeira a amassar a farinha, entre tantos outros cenários da época, e, claro, a família de Nazaré a ser família diante das sombras do seu tempo.
O Presépio ao Vivo de Priscos oferece aos visitantes quatro grandes espectáculos: ‘O Casamento Judaico’; ‘Cortejo da Luz’; ‘O Julgamento’ e ‘O Funeral’.
Uma das maiores atracções deste evento natalício será também a possibilidade de contactar com animais reais.
A verdadeira estrela deste Presépio continua a ser a Gruta. Com mais de 10 metros de largura, neste espaço estão personagens que recriam as figuras bíblicas de Maria, José, o Menino Jesus, a vaca e o burro.
As construções são feitas pelos habitantes locais e por reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga que oferecem o seu tempo, habilidades e competências para reviver o evento que mudou a história do mundo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho