Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Prémio internacional de inovação educativa para cientista da UMinho
Distrito continua unido e solidário com liderança do PSD

Prémio internacional de inovação educativa para cientista da UMinho

Classificação do Mosteiro de Tibães como Monumento Nacional está para breve

Ensino

2017-03-15 às 07h55

Redacção

Com o projecto ‘Kids Media Lab’, a investigadora Maribel Miranda, conquistou o prémio internacional ‘Innovación Educativa con TIC’, atribuído pela Edutec — Associação espanhola para o Desenvolvimento de Tecnologias Educativas. Com o ‘Kids Media Lab’, a cientista do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho criou um laboratório móvel que pretende iniciar os mais novos na programação e na robótica.

Com o projecto ‘Kids Media Lab’, a investigadora Maribel Miranda, conquistou o prémio internacional ‘Innovación Educativa con TIC’, atribuído pela Edutec — Associação espanhola para o Desenvolvimento de Tecnologias Educativas.
Com o ‘Kids Media Lab’, a cientista do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho criou um laboratório móvel que pretende iniciar os mais novos na programação e na robótica.

Mais de 300 crianças de cinco distritos do país já contactaram com este projecto pioneiro com que Maribel Miranda conquistou o galardão, num valor de 3000 euros, que lhe será entregue formalmente em Novembro, no Chile, no âmbito do congresso anual da Edutec.
Este projecto visa criar espaços de formação e de apoio à integração de novas tecnologias na educação pré-escolar, com actividades ligadas à programação e à robótica.

“Levamos robôs e tablets para jardins-de-infância de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu, no sentido de perceber de que forma as crianças estruturam e desenvolvem o seu raciocínio quando usam as tecnologias e destacar as potencialidades destas no seu processo de aprendizagem”, afirma a pós-doutoranda do Instituto de Educação, citada num comunicado emitido ontem pela universidade minhota. As actividades de pensamento computacional, programação e robótica decorrem até ao final deste ano lectivo.
Entretanto já foram promovidas acções de formação para 150 profissionais ligados à área da educação.

O próximo passo é levar o ‘Kids Media Lab’ aos restantes agrupamentos escolares do país. “Os novos dispositivos e recursos tecnológicos podem contribuir para repensar e delinear actividades e conteúdos inovadores capazes de proporcionar experiências gratificantes e formas de brincar que potenciem a imaginação, a criatividade, a reflexão e o pensamento dos mais novos”, defende a aveirense de 39 anos, que vê neste prémio “o reconhecimento do trabalho desenvolvido e um estímulo importante para continuar”.

O estudo irá permitir, ainda, saber que tecnologias as crianças utilizam no seu dia-a-dia, potenciar o desenvolvimento de competências associadas à literacia digital, além de promover a criatividade e imaginação, através da representação simbólica associada à programação.
No âmbito deste projecto, que termina em 2019, Maribel Miranda tem interagido com grupos de investigação da Tufts University e do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA.
O ‘Kids Media Lab’ tem o site www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab, conta com a supervisão do professor António Osório e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.