Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Praias fluviais preparam abertura com regras semelhantes às costeiras
Eixo Atlântico reivindica apoio da UE para turismo de fronteira

Praias fluviais preparam abertura com regras semelhantes às costeiras

Torrestir investe 45 milhões em sede e terminal logístico

Praias fluviais preparam abertura com regras semelhantes às costeiras

Braga

2020-05-22 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Está a ser planeada a reabertura oficial das praias fluviais, que devem seguir regras semelhantes às praias costeiras. Um dos aspectos que faltam definir é a quem competirá a vigilância das entradas.

A indefinição ainda é grande e tudo dependerá do desenrolar da situação de pandemia causada pela Covid-19, mas o presidente da Câmara Municipal de Braga acredita que as praias fluviais do concelho vão abrir ao público neste Verão.
Ricardo Rio refere que estas zonas balneares devem seguir os mesmos critérios que são ser aplicados nas praias da linha costeira.
“Não serão regras muito diferentes das aplicáveis às praias costeiras”, referiu o edil ao ‘Correio do Minho’, revelando que têm havido reuniões preparatórias com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente no sentido de definir a reabertura das praias fluviais, aguardando-se um manual com as regras e recomendações que devem ser seguidas.
Esta preparação para a reabertura está, contudo, a ser realizada “dentro da consciência de que ainda há uma grande indefinição” relativamente a forma como as autarquias vão actuar, nomeadamente sobre a quem competirá vigiar esses espaços fluviais.

Nas praias costeira a vigilância do cumprimento das regras está sob alçada da Polícia Marítima.
Não é certo ainda que venha a ser esta entidade a patrulhar as áreas fluviais, podendo a mesma passar a ser competência da GNR. Este apenas um exemplo das muitas questões que estão actualmente em cima da mesa e que é preciso definir antes do início da época balnear.
“Há uma série de critérios e competências que vai ser preciso definir para que as praias fluviais e outras zonas de lazer e recreio fluviais reabram”, refere Ricardo Rio, considerando que será importante que a população tenha estas e as praias costeiras à disposição pois, estando de férias e sendo Verão, “as pessoas terão sempre de ir para algum lado nas férias”.


Praia Fluvial de Adaúfe mantém Bandeira Azul

A Praia Fluvial de Adaúfe volta, este Verão, a ser contemplada com a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul.
A conquista deste símbolo de qualidade surge como “reflexo de um trabalho conjunto que o Município de Braga e a Junta de Freguesia de Adaúfe têm realizado nos últimos anos”.
A Bandeira Azul sinaliza o cumprimento de um elevado número de requisitos que vão desde a qualidade da água à segurança do local, passando pela existência de informação e educação ambiental, pela gestão ambiental e pela existência de equipamentos de apoio.

Palmeira
Praia da Ponte do Bicoem condições para abrir

Na freguesia de Palmeira, há muitos anos que a margem do rio Cávado, junto à Ponte do Bico, é frequentada por muitas pessoas no Verão. A autarquia realizou o arranjo urbanístico do local que agora tem condições para ser considerado de excelência.
Ricardo Rio refere que esta obra está praticamente concluída e “em condições para abrir este ano”.
Recorde-se que a intervenção nesta área fluvial, enquadrada na estratégia de valorização das margens do rio Cávado, contemplou a construção de balneários, instalações sanitárias, parque de merendas e parque de estacionamento.

Merelim São Paio
Parque de merendas é trunfo para esta zona

Dotada de um parque de merendas bem equipado, a praia fluvial de Merelim São Paio na margem esquerda do Cávado é também uma das mais procuradas da região.
Com parque de merenda está dotado com grelhadores, mesas para piqueniques e máquinas para manutenção física.
Do Verão passado fica a memória dos dias em que esteve interdita a banhos devido à qualidade da água, uma situação que afectou também a praia fluvial do Faial, em Vila Verde. A contaminação terá resultado de descargas ilegais. A situação está ultrapassada e o espaço é descrito como “dos melhores” para desfrutar em família.


Praia do Cavadinho:
Requalificação avança

É a próxima grande aposta de Braga no que se refere a áreas fluviais para lazer e recreio.
Ricardo Rio referiu ao ‘Correio do Minho’ que está em fase de conclusão o projecto para esta zona balnear, cujo financiamento está contemplado no âmbito do primeiro empréstimo de longo prazo aprovado pela Câmara Municipal de Braga, em Fevereiro último.
Após a conclusão do projecto deverá ser lançado o concurso para a intervenção que, como é óbvio, não fica pronta para este Verão.
Esta praia tem sido distinguida pela Quercus com o selo ‘Qualidade de Ouro’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho