Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Praias de Faial e Mirante estão unidas pela ecovia Cávado-Homem
Critical TechWorks reforça Braga como pólo de excelência no sector tecnológico

Praias de Faial e Mirante estão unidas pela ecovia Cávado-Homem

Tradicional noite de fados animou Fujacal e deu a conhecer Associação de Moradores

Praias de Faial e Mirante estão unidas pela ecovia Cávado-Homem

Cávado

2023-09-28 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Município inaugurou troço de ecovia entre as praias do Faial, em Prado, e do Mirante, em Soutelo. Autarquia projecta extensão do percurso pedonal a Cabanelas e à praia da Malheira.

Citação

A Câmara Municipal de Vila Verde inaugurou ontem os 2,5 quilómetros do troço da Ecovia Cávado-Homem que liga as praias do Faial e do Mirante, mas projecta já a ligação da Praia do Faial à Ponte de Prado.
A presidente da câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, declarou que aguarda pela abertura dos concursos do programa comunitário Norte 2030 para concretizar também um outro troço de ecovia entre a Ponte de Prado e a Praia do Gaião, na freguesia de Cabanelas, também junto ao rio Cávado. Para norte, está prevista uma ligação entre a Ponte Nova e a praia da Malheira.
Na inauguração do troço da Ecovia Cávado-Homem entre o Faial e Mirante, a presidente da Câmara vilaverdense classificou o investimento como “um impulso muito importante para a valorização do nosso território e um relevante factor de atração turística”.
Adiantou Júlia Fernandes que este troço pedonal e ciclável é já “frequentado por muitas pessoas, como provam as centenas de fotos nas redes sociais, vindas não só da vila de Prado e freguesias vizinhas, mas também de outros concelhos”.
O troço da ecovia representou um investimento de cerca de um milhão de euros, dos quais perto de 300 mil assegurados por fundos comunitários.
Humberto Cerqueira, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, presente na inauguração, destacou que “a Câ- mara de Vila Verde viu 38 candidaturas aprovadas no âmbito do programa Norte 2020, que representam um total de 20 milhões de euros de investimento, dos quais 15 milhões assegurados pela União Europeia, sublinhando “o bom desempenho do Município. Este responsável deixou aberta a possibiliade de financiamento dos prolongamentos da ecovia até à Ponte de Prado e a Cabanelas
Os presidentes das juntas de freguesia de Prado e Soutelo, Albano Bastos e João Silva, respectivamente, regozijaram-se com a entrada em funcionamento da ecovia que liga as suas freguesias.
“É a concretização de um sonho para esta vila de Prado, que dá qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, que podem desfrutar de uma paisagem natural única”, declarou Albano Bastos, enquanto o seu colega de Soutelo confessou “muito orgulho e satisfação” pela inauguração de uma obra que “irá permitir fortalecer a ligação com os recursos naturais ao mesmo tempo que se protege o meio ambiente”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho