Correio do Minho

Braga,

- +
Praia do Forte Cão distinguida como praia zero poluição
Duzentas empresas testam sete mil colaboradores até quarta-feira

Praia do Forte Cão distinguida como praia zero poluição

Ilustradora formada no IPCA representa Portugal em Feira Internacional

Praia do Forte Cão distinguida como praia zero poluição

Alto Minho

2021-06-10 às 18h30

Redacção Redacção

Classificação de excelência é atribuída pela associação ambientalista ZERO

A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição. A distinção foi divulgada ontem pela associação ambientalista ZERO, e traduz uma classificação de excelência, por resultar de análises realizadas em três épocas balneares sucessivas, em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica.
A própria associação reconhece que não é fácil atingir este grau de qualidade e explica que a classificação das praias é conseguida a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente: “a associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2018, 2019 e 2020), não só tiveram sempre classificação excelente como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação”.
As praias distinguidas, onde se inclui a praia caminhense, representam 8% do total das 643 zonas balneares que vão estar em funcionamento nesta época.
Recorde-se que o concelho de Caminha mantém também, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.
Este ano haverá uma nova praia, Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas, incluída oficialmente na listagem nacional de praias de banhos.
A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, começa este sábado, dia 12 de junho e termina a 12 de setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de julho terminando a 31 de agosto.
Sábado, Moledo acolherá também a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte. terá lugar em Moledo, no dia 12 de junho (sábado), no Auditório António Pedro, pelas 11h30. A sessão contará com a presença das forças vivas do território que trabalham na praia e será presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Mestre Rita Mendes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho