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Póvoa de Lanhoso vai lançar Bairro Comercial Digital
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Póvoa de Lanhoso vai lançar  Bairro Comercial Digital

Cávado

2024-12-19 às 11h00

Redacção Redacção

Objectivo é desenvolver e criar impacto nas vendas do comércio e das empresas locais. Investimento está perto de um milhão de euros.

Citação

O ano de 2025 representará um período da transição digital para a Póvoa de Lanhoso com o lançamento do Bairro Comercial Digital, que visa promover, desenvolver e gerar um impacto positivo nas vendas do comércio e das empresas locais. Este é um projecto desenvolvido no âmbito Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia, através de um financiamento que, no caso da Póvoa de Lanhoso, ascende a 942.950,31 euros.
O Bairro Comercial Digital é também uma oportunidade que o Município Povoense abraçará, tendo em vista a concretização de outros projetos rumo à concretização de uma smart village voltada para o futuro e assente na integração de tecnologias avançadas, onde se incluem a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas/IoT, Sensorização, Deep Learning, Process Automation (utilização de tecnologia para automatizar tarefas repetitivas) permitindo que as mesmas sejam mais eficientes, precisas e consistentes, libertando recursos humanos para atividades mais estratégicas) e Analítica, com especial destaque para o desenvolvimento de uma Plataforma de Gestão Urbana.
A sustentabilidade e a acessibilidade serão também prioridade na medida em que desempenharão um papel fundamental na gestão do território e, consequentemente, no bem-estar daquelas pessoas que habitam, trabalham ou visitam o concelho.
Contudo, o desenvolvimento da Póvoa de Lanhoso como uma vila inteligente não passa apenas pela tecnologia, mas também por intervenções que visarão tornar o espaço público mais apetecível para aqueles que efetivamente fazem da Póvoa de Lanhoso um território autêntico e identitário: as pessoas.
Num mundo cada vez mais ‘phygital’, onde o físico e o digital tendem a confundir-se, a aposta passará por utilizar as potencialidades do digital para promover a utilização do espaço físico, as relações entre os/as cidadãos/ãs e, acima de tudo, colocar a tecnologia ao serviço destes/as e não o contrário.
É, aliás, o motivo também pelo qual, associado ao desenvolvimento do Bairro, encontram-se em fase de execução uma estratégia de marketing territorial e um conjunto de práticas de placemaking (criação de lugares de qualidade onde as pessoas queiram viver, trabalhar, brincar e aprender), que não são mais do que intervenções que procuram criar lugares e/ou ambientes significativamente funcionais e atraentes para as pessoas, melhorando o ambiente urbano e fortalecendo a relação entre os/as cidadãos/ãs e o espaço público: uma experiência imersiva no ambiente e não apenas no mundo digital.

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