Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Póvoa de Lanhoso: ‘Bacalhau assado com batata a murro’ é o prato ilustre do restaurante Victor
Um Conto Policial junta mortes e suspense

Póvoa de Lanhoso: ‘Bacalhau assado com batata a murro’ é o prato ilustre do restaurante Victor

Executivo municipal de Barcelos aprovou mais de 650 mil euros em subsídios

Economia

2014-01-29 às 10h01

Redacção

O ‘Bacalhau Assado com Batata a Murro’ é o prato que mais e melhor tem promovido o restaurante Victor ao longo dos anos e que continua a atrair clientes, amigos e muitas figuras públicas a S. João de Rei, na Póvoa de Lanhoso. O certo é que, quem já por ali passou, voltou de novo se deleitar mais uma e outra vez.

O ‘Bacalhau Assado com Batata a Murro’ é o prato que mais e melhor tem promovido o restaurante Victor ao longo dos anos e que continua a atrair clientes, amigos e muitas figuras públicas a S. João de Rei, na Póvoa de Lanhoso. O certo é que, quem já por ali passou, voltou de novo se deleitar mais uma e outra vez.

Aos 77 anos, Victor Peixoto - o proprietário do restaurante Victor - recorda os tempos em que o negócio estava nas mãos de seu pai, João Peixoto, embora na altura estive convertido na forma de taberna/mercearia. Foi aí que Victor deu então os primeiros passos, trabalhando ao lado do pai desde os 10 anos de idade, onde aprendeu a arte de bem servir e agradar à clientela, cimentando o gosto e a paixão pela restauração. ‘Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades’ - lá diz o velho ditado - e ao chegar aos 30 anos, Victor pediu ao pai autorização para reformular o espaço, deixando-o instalar ali um restaurante, que depressa ficou famoso pelas iguarias servidas, entre as quais o bacalhau.

A visão de Victor no início da década de 70 deu-lhe o nome que todos conhecem e garantiu-lhe sucesso esmerado pela vida fora. Hoje continua a trabalhar no seu resturante, mas agora com o apoio de uma equipa muito especial: as suas duas filhas, Angelina e Olga de seu nome, que herdaram do pai, e também do avô João, o gosto pela gastronomia e restauração, dando continuidade ao negócio familiar.

Eusébio, Luís Filipe Vieira, Jorge Amado, Ana Bustorff, Maria João Abreu e João Raposo, Norton de Matos, Fernando Mendes constam na lista das muitas e muitas personalidades famosas que já tiveram o prazer de apreciar o bacalhau assado do Victor. Escritores, pintores, futebolistas e treinadores, cantores e artistas, muitos empresários têm aproveitado para degustar os pratos do Vítor, sempre que a vida os encaminha numa visita ao Minho.

“Temos clientes vindos de todo o lado, Lisboa, Porto, Braga e até de lá de fora, que nos visitam sempre que podem. Para mim todos os clientes que nos visitam são amigos. Há muitos que nos acompanham há muitos anos e que nós fazemos questão de continuar a tratar sempre com toda a qualidade e amizade também”, confessou Victor Peixoto.

Embora o ‘Bacalhau Assado com Batata a Murro’ seja o prato que marcou a diferença e lhe trouxe fama, o certo é que há outras iguarias, igualmente maravilhosas, para degustar no restaurante Victor: uma delas é a saborosa costeleta de vitela e outra o divinal cabrito (feito por encomenda). É verdade que o ‘mundo pula e avança’, mas o bacalhau continua a ser o grande cabeça-de-cartaz do Victor, continuando a ser a sua maior atracção gastronómica.

Na opinião do proprietário do estabelecimento, há mais segredos para o sucesso do projecto. “É muito importante ter uma boa garrafeira. O vinho verde é o nosso ex-libris, tanto tinto como o branco, mas fazemos questão de ter cá também os melhores vinhos de cada região do país, do Douro, Aletejo e Bairrada”.

Quanto às dificuldades de hoje em dia, Victor Peixoto indica que o seu restaurante mantém os mesmos preços desde há cinco, seis anos, considerando que o grande problema “é a diminuição do poder de compra” dos clientes. “Continuam a vir cá, sobretudo ao fim-de-semana (funcionamos muito por reservas), e ficamos muito felizes pela sua preferência”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.