Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Pousada de Guimarães aguarda retoma de turistas
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Pousada de Guimarães aguarda retoma de turistas

Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Pousada de Guimarães aguarda retoma de turistas

Vale do Ave

2020-08-10 às 06h00

Redacção Redacção

Pousada do Mosteiro de Guimarães aguarda condições para retomar normal funcionamento. A garantia do presidente das Pousadas de Portugal.

Citação

A vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, reuniu, na passada sexta-feira, com Castanheira Lopes, presidente Executivo das Pousadas de Portugal, a propósito de notícias recentes que aventam a possibilidade da Pousada do Mosteiro de Guimarães, vulgo Pousada Santa Marinha da Costa, vir a encerrar portas, bem como de se registarem despedimentos e deslocação de trabalhadores para outras unidades do Grupo, entretanto reabertas.

A reunião teve como objectivo o apuramento da real situação e das perspectivas futuras junto do responsável máximo das Pousadas de Portugal, que prontamente acedeu a prestar esclarecimentos quanto à situação actual e ao futuro da Pousada. Castanheira Lopes referiu que a Pousada do Mosteiro de Guimarães é uma das quatro pousadas de referência do Grupo e que se encontra numa situação de suspensão de actividade, realidade que se regista desde meados de Março. Segundo o Presidente Executivo das Pousadas de Portugal, o Grupo não encara qualquer possibilidade de encerrar a unidade, apesar da procura ter sido escassa, apontando como justificações o facto de se tratar de uma unidade cujo perfil atrai, sobretudo estrangeiros, eventos sociais e corporativos. Este facto torna a manutenção do seu funcionamento normal demasiado oneroso.

As unidades que, entretanto, reabriram são procuradas sobretudo por turistas nacionais e encontram-se localizadas, ou em pequenas povoações (Terras de Bouro), ou no litoral (Viana do Castelo), ou próximas de espaços naturais de grande dimensão (Caniçada – Gerês). No entanto, a Pousada do Mosteiro de Guimarães permanece “comercialmente” aberta, uma vez que é possível efectuar reservas. No caso de as reservas atingirem uma percentagem de ocupação de cerca de 25%, a unidade e? reaberta.
Este mês, a Pousada voltará? a funcionar durante quatro dias para acolher reservas relacionadas com a realização de um congresso médico que se realizará em Guimarães.

Em relação aos funcionários Castanheira Lopes garantiu que todos estão a receber os seus vencimentos na íntegra, que o Grupo já não está em lay-off e que, neste momento, não aderiu ao regime de retoma progressiva da actividade criado pelo Governo. Nos termos do Acordo de Empresa e do Código do Trabalho, os trabalhadores estão a ser abordados individualmente no sentido de aceitarem, temporariamente, prestar serviço em unidades geograficamente próximas, como Viana do Castelo e o Porto, estando afastado um cenário de despedimentos. O Grupo aguarda e espera que sejam restabelecidas as condições para que todos os trabalhadores possam voltar a exercer funções em Guimarães.
A vereadora do Turismo, pese embora manifestar compreensão face aos argumentos expendidos, apelou ao responsável no sentido da rápida reabertura da Pousada do Mosteiro de Guimarães e da manutenção dos postos de trabalho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho