Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Portugal floriu o Parlamento Europeu
Caminhada sensibiliza para tratamento de cancro nas crianças

Portugal floriu o Parlamento Europeu

Isabel Estrada Carvalhais: “Pescas e aquicultura são promotores de desenvolvimento”

Portugal floriu o Parlamento Europeu

Alto Minho

2023-06-02 às 06h00

Redacção Redacção

Portugal floriu o Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a exposição ‘A União Europeia em flor’, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo), a convite do eurodeputado José Manuel Fernandes.

Citação

Portugal floriu o Parlamento Europeu, em Bruxelas, com a exposição ‘A União Europeia em flor’, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate (Viana do Castelo), a convite do eurodeputado José Manuel Fernandes. São 27 cestos floridos, executados em material reciclado, que envolveu mais de 2 mil pessoas do Minho na sua feitura.

Baseada na tradição dos cestos floridos, da Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, cada um dos 27 cestos gigantes representa um Estado-Membro da União Europeia (UE), devidamente identificado com imagens de monumentos simbólicos, personalidades, curiosidades, nome e bandeira do respectivo país, para além destes cestos, há um original da festa das rosas e outro a representar o hemiciclo de Estrasburgo. Todos os cestos possuem um QRCode, que direcciona para uma página contendo a explicação dos materiais utilizados.

Quando contactou pela primeira vez com a exposição, o eurodeputado José Manuel Fernandes logo apadrinhou a mesma e convidou a Escola de Monserrate a levar os vasos para o Parlamento Europeu. A actividade, integrada no âmbito do projecto Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EPAS), envolveu mais de 2 mil pessoas, entre alunos, professores, encarregados de educação e assistentes operacionais do Agrupamento de Monserrate, em Viana do Castelo; utentes dos Centros de Dia e Lares de Idosos; Associações Culturais e Recreativas; e as Juntas de Freguesia e Monserrate e Vila Franca. Aliás, na cerimónia de inauguração, José Manuel Fernandes começou por enaltecer o trabalho desenvolvido “na promoção da cultura e tradições portuguesas”, e que traduz “a união de várias entidades e pessoas, envolvendo várias gerações”.

O eurodeputado explicou ainda que “com a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia, precisamos mais do que nunca que a UE floresça de forma sustentável, inteligente e inclusiva, a todos os níveis: económico, social, ambiental. Para fazer face aos desafios das alterações climáticas, défice demográfico, segurança e independência energética, escassez de recursos naturais e segurança que enfrentamos, precisamos de uma Europa geopolítica forte, com uma autonomia estratégica capaz de pôr de parte os egoísmos nacionais”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho