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Ponte de Lima investe em “escola para todos” e já tem resultados
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Ponte de Lima investe em “escola para todos” e já tem resultados

Alto Minho

2019-11-07 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

School4all é mais um investimento do município de Ponte de Lima que já tem resultados do trabalho feito nos últimos 15 anos e que colocam o concelho com os melhores indicadores em termos de sucesso escolar.

Ponte de Lima já tem resultados do investimento feito na educação nos últimos 15 anos, o que torna o concelho "um bom exemplo" nesta matéria, assume o presidente da Câmara, Victor Mendes.
O edil limiano falava à margem da sessão de abertura do seminário que marcou a divulgação dos primeiros resultados do projecto ‘School4all’ que começou a ser implementado no ano lectivo transacto e tem uma duração de três anos.
Victor Mendes afirmou que Ponte de Lima "tem um conjunto de indicadores muito interessantes" que o situam como o melhor da região do Alto do Minho e entre os melhores do Norte e do país, mas lembrou que "há 15 anos este não era o panorama de Ponte de Lima" que apresentava os piores indicadores.

O presidente da Câmara atribui a melhoria a "um esforço muito grande do município" mas também de toda a comunidade educativa e da tutela da educação com a requalificação das escolas e a formação dos docentes.
Victor Mendes salvaguarda, no entanto, que "este é um trabalho em contínuo, permanente, de muita atenção para não perdermos o esforço que fizemos ao longo dos anos" e foi neste contexto que desafiou os alunos presentes a aproveitarem o projecto ‘School4all’ direccionado para a melhoria do sucesso educativo e para a redução do abandono escolar precoce.
O autarca encara o projecto como “mais uma oportunidade que damos a todos os nossos alunos e docentes procurando melhorar as infraestruturas, os equipamentos com um conjunto de espaços novos de aprendizagem adaptados às novas tecnologias e àquilo que é hoje o ensino”.

O projecto ‘School4all’ representa um investimento na ordem dos 608 mil euros comparticipado pelo Portugal 2020, um investimento significativo que “tem que ter retorno” defende Victor Mendes que considera que o retorno do investimento “tem que ser medido porque quando falamos de investimento público temos que ter a garantia, no final do projecto, que criamos melhores condições para ter mais sucesso escolar, mas temos que ter efectivamente mais sucesso escolar” reforçou.
Lembrando que está a exercer o seu último mandato como presidente da Câmara, Victor Mendes comprometeu-se com a continuidade do projecto, mesmo que não haja fundos comunitários para o comparticipar.
“É um dos tais projectos que se fizermos uma avaliação positiva no final que vale a pena continuar” porque “este é o caminho para tornar o país mais competitivo, com mais formação e mais desenvolvimento e qualidade de vida” sustentou.

Directores dos agrupamentos elogiam concertação de esforços e vontades

Alunos e docentes apresentaram ontem os projectos desenvolvidos nos novos espaços e com as novas ferramentas proporcionadas pelo projecto ‘School4all’ que começou a ser implementado nos quatro agrupamentos de escolas do concelho, no ano lectivo transacto.
O seminário que ontem juntou alunos, docentes e a equipa multidisciplinar criado pelo Município de Ponte de Lima serviu para fazer uma primeira avaliação do projecto.
Apesar de ainda faltarem dois anos de projectos, os directores dos quatro agrupamentos fazem já uma avaliação positiva do ‘School4all’.

O director do Agrupamento de Escolas António Feijó, José António Silva, considerou que ele constituiu uma mais-valia por ter, á partida, congregado as vontades de todos os agrupamentos e do município na alocação do investimento.
Além dos equipamentos de que as escolas foram dotadas, houve formação para os professores e o projecto permite trabalhar competências de forma transversal sublinha José António Silva.
“Este investimento já está a dar e vai continuar a dar frutos” acredita o director, que evidencia a mudança de práticas pedagógicas que foram acompanhadas de formação. “Actualizamos algumas práticas de ensino-aprendizagem” reforçou.

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