Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Ponte de Lima decreta Luto Municipal em memória de Cachadinha
Tamila Holub garante mínimos para Jogos Olímpicos de Tóquio

Ponte de Lima decreta Luto Municipal em memória de Cachadinha

Bolas paradas aniquilaram o sonho das Guerreiras do Minho

Alto Minho

2019-06-11 às 16h10

Redacção

Ponte de Lima está de luto pela morte de Zé Cachadinha, um dos intérpretes maiores dos cantares tradicionais do concelho.

Com um sentimento de profunda tristeza, a câmara de Ponte de Lima notícia a morte de Zé Cachadinha, um dos intérpretes maiores dos cantares tradicionais do concelho.
Natural da freguesia de Bárrio, Ponte de Lima, foi durante décadas um dos rostos mais emblemáticos das seculares festas e tradições.

"Com o seu desaparecimento, a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apaga-se também uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio.
O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo."

"O Município de Ponte de Lima associa-se a todos os que lamentam a perda inestimável deste alto representante e embaixador do nosso património cultural imaterial e manifesta à família enlutada as mais sentidas condolências.
Face ao exposto e atendendo ao modo como sempre soube prestigiar o nome da nossa terra, manifestamos um voto de pesar pelo seu falecimento, declarando um dia de luto municipal, dia 12 de junho, em memória do Homem e Artista que foi o Sr. José da Silva Sousa (Zé Cachadinha), colocando-se a Bandeira de Ponte de Lima a meia haste", refere o município em nota de imprensa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.