Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Ponte de Lima candidata às 7 Maravilhas à Mesa
Drive it Day de Braga superou as melhores expectativas

Ponte de Lima candidata às 7 Maravilhas à Mesa

Vila Verde melhora rede elétrica

Alto Minho

2018-03-13 às 13h13

Redacção

As mesas apresentadas por Ponte de Lima disputarão o título de Maravilha com mesas de todas as regiões de Portugal.

Ponte de Lima é sobejamente conhecida como um dos maiores polos gastronómicos de Portugal, pelas suas iguarias confecionadas à base de produtos típicos da terra, sendo esta a razão pela qual o Município de Ponte de Lima decidiu apresentar duas mesas candidatas ao concurso 7 Maravilhas à Mesa.

O regulamento do concurso define que para cada mesa sejam apresentados sete patrimónios de origem local, representativos do melhor que a região tem para oferecer, devendo incluir gastronomia, vinhos e turismo.
Assim, considerando a harmonização entre a gastronomia e vinho, bem como a experiência associadas ao turismo e ao território, foram escolhidos os seguintes patrimónios para integrarem as duas mesas:
A mesa Rústica de Ponte de Lima apresentada no Mosteiro de Refoios do Lima, um dos mais importantes cenóbios do Alto Minho, cuja origem é anterior à nacionalidade, é composta por Enchidos Tradicionais, por Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, verdadeiro ex-libris da cozinha tradicional, e pelo Bacalhau de Cebolada numa harmonia perfeita com o Vinho Branco da casta Loureiro, o Vinho Tinto da casta Vinhão e a Aguardente Vínica Velha da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

A mesa Primavera de Ponte de Lima apresentada no Paço de Calheiros, considerado como uma das mais representativas casas nobres do Minho, é composta pelas tradicionais Pataniscas de Bacalhau, à Lampreia à Bordalesa e ao Naco de Carne Minhota numa harmonia perfeita com o Vinho Branco e Tinto produzidos pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e com o Espumante Bruto Loureiro da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Ambos os patrimónios que integram a categoria Roteiros Mosteiro de Refoios do Lima e Paço de Calheiros , estão classificados como Monumentos de Interesse Público e integram, entre outras, a Rota ITER VITIS Os Caminhos da Vinha, cuja sede Portuguesa foi recentemente instalada em Ponte de Lima, no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV).

As mesas apresentadas por Ponte de Lima disputarão o título de Maravilha com mesas de todas as regiões de Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.