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Ponte de Lima apresenta loja online www.comprarlimiano.pt
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Alto Minho

2021-04-15 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Município e Associação Empresarial lançam plataforma digital para o comércio local de Ponte de Lima fazer face às limitações de distância social impostas pela pandemia Covid-19.

Para os comerciantes a adesão é gratuita; para a autarquia implica um investimento na ordem dos 10 mil euros, sendo cerca de 6 mil o custo inicial de implementação e de acções de formação que vão ser proporcionadas aos aderentes, a que se acrescenta uma verba prevista na casa dos 4000 euros para fazer promoção em outdoor e publicidade em meios de comunicação, disse ao Correio do Minho o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes.
O autarca, que ontem ao fim da manhã, nos prestou declarações após a apresentação da loja online www.comprarlimiano.pt, já acessível por smartphone, computador ou tablet, começou na ocasião por salientar a parceria com a Associação Empresarial de Ponte de Lima (AEPL), que considerou “um parceiro fundamental na dinamização económica do concelho”.
Adiante, Victor Mendes vincou que o www.comprarlimiano.pt é uma plataforma desenvolvida por uma empresa de Ponte de Lima e manifestou “satisfação” por haver no concelho “técnicos qualificados como empresas criativas”.
O autarca destacou que Ponte de Lima é conhecida como “marca de qualidade” em sectores como a restauração ou o turismo, sustentando que nem sempre o comércio local tem vindo a potenciar a quantidade de visitantes que chegam a este território.
Admitindo que é obrigação do município proporcionar “instrumentos facilitadores”, o edil salientou que esta solução “não é a varinha de condão que vai resolver todos os problemas”, mas uma resposta complementar.
“Surge no contexto da pandemia, mas era uma inevitabilidade”, realçou.
Na apresentação da plataforma de compras, que teve lugar no Auditório Rio Lima, começou por usar da palavra António Mota Vieira, engenheiro da empresa limiana que desenvolveu e implementou a loja online.
Do ponto de vista do cliente, explicou aquele responsável, não é necessário fazer qualquer instalação de software, nem aplicação, tal como não é preciso fazer qualquer registo ou login.
Mota Vieira destacou que além do funcionamento do software, que já está em linha com cerca de meia centena de lojas aderentes e 400 produtos, em duas semanas foram atingidas 7500 visualizações.
Além disso, evidenciou a necessidade de os comerciantes participarem em acções de capacitação que a empresa vai promover, com vista a promover “boas práticas”.
João Pereira, vice-presidente da AEPL, considerou que esta loja é “uma mais-valia para todos os empresários”, salientando que na fase inicial de adesão e formação não envolve custos para os aderentes. Deu como exemplo as lojas tradicionais, com vitrines, armazéns e escritórios, que têm de ser cuidados, salientando que tal como estes espaços físicos também a loja on line deve ser mantida com cuidado. “Tal como na montra também aqui devemos expor os melhores produtos e as melhores oportunidades”, sublinhou.

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