Correio do Minho

Braga,

- +
Politécnico de Viana do Castelo alinhado com energias oceânicas
Caminha e Galiza querem desassoreamento do rio Minho na agenda da Cimeira Ibérica

Politécnico de Viana do Castelo alinhado com energias oceânicas

Francisco Cabral na final de pares do Braga Open

Politécnico de Viana do Castelo alinhado com energias oceânicas

Ensino

2024-07-19 às 06h00

Redacção Redacção

Programa financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência pretende preparar gerações e o mercado de trabalho para o futuro.

Citação

Num encontro que reuniu diversos empresários e especialistas, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentou o programa ‘IPVC Ocean-Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas’, elaborado com o apoio de Álvaro sardinha, consultor e formador especializado em economia azul.
A instituição propõe-se, assim, a criar uma série de formações, de curta e média duração, num formato inovador, voltadas para a capacitação de recursos humanos nas áreas das energias e tecnologias oceânicas, com destaque para os parques eólicos Offshore flutuantes. Este projecto tem como objectivo trabalhar em três áreas fundamentais: formação, investigação aplicada e apoio ao desenvolvimento tecnológico das empresas.

No âmbito do programa, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues declarou: “Este é o momento para agir. É um caminho irreversível e o Politécnico de Viana do Castelo assume a responsabilidade de preparar e capacitar os recursos humanos necessários para desenvolver o sector das energias renováveis oceânicas”.
Depois de uma primeira fase de análise de mercado, das oportunidades e desafios, é agora tempo do Politécnico de Viana colocar no terreno, ainda este ano, um conjunto de formações orientadas para as necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho, com atuação junto de dois públicos: os jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho e trabalhadores ou empresários a quem é necessária reconversão de competências. O modelo de formação do IPVC contempla ações microcredenciadas de diversos níveis, a funcionar maioritariamente online.
O Politécnico está ainda a desenvolver, em conjunto com o município, a criação do Centro de Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, uma unidade com ambições internacionais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho