Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Plataforma do Mapa Social contém georreferenciação de todas as iniciativas sociais do Concelho
Confederação empresarial reuniu pela primeira vez

Plataforma do Mapa Social contém georreferenciação de todas as iniciativas sociais do Concelho

Município vianense cede 125 mil euros em apoios a obras em quatro igrejas

Plataforma do Mapa Social contém georreferenciação de todas as iniciativas sociais do Concelho

Braga

2021-06-17 às 18h12

Redacção Redacção

Apresentação da ferramenta decorreu no Fórum de Inovação Social 2021

Começou hoje, dia 17 de Junho, o Fórum de Inovação Social 2021, que decorre até amanhã no Altice Forum braga. A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, cuja participação decorreu de forma digital.

Na ocasião decorreu o lançamento da nova plataforma do Mapa Social de Braga, disponível para consulta no seguinte endereço: mapasocial.cm-braga.pt.

O Mapa representa a realidade social Concelhia pela georreferenciação de todas as iniciativas sociais existentes, com vista ao desenvolvimento equilibrado e homogéneo de todo o território. Trata-se de uma ferramenta que contribui para uma melhor informação sobre a distribuição da rede de equipamentos e respostas sociais públicas e privadas com vista à rentabilização de recursos e meios, através de um efectivo trabalho em rede. Permite ainda a divulgação dos projectos e iniciativas inovadoras do ecossistema social e dos principais dados estatísticos sobre o Concelho.

De acordo com Ricardo Rio, este é um instrumento de planeamento fundamental, uma vez que não é possível trabalhar o território sem conhecer bem a realidade e a oferta existente. “A nossa prioridade passa agora por perceber melhor a procura das respostas sociais. Queremos conhecer o leque de potenciais beneficiários de respostas que possam vir a ser desenvolvidas, para assim sabermos as áreas que ainda carecem de respostas complementares face ao que está já estruturado no território”, afirmou.

Durante a sua intervenção, o autarca enalteceu a capacidade de envolvimento da sociedade civil e do tecido empresarial Bracarense na área da inovação social e salientou ainda a capacidade que Braga tem demonstrado para participar em projectos internacionais e em aprender com essas partilhas de experiências, permitindo que se desenvolva no Concelho um trabalho sustentado nesta matéria, como é um excelente exemplo o Human Power Hub.

O Fórum de Inovação Social 2021 integra a vasta programação anual da Rede de Cidades Portuguesas e permite analisar e reflectir sobre temas relevantes nas áreas da Economia Social nacional e europeia, do investimento de impacto e da inovação social. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Recorde-se que Braga é um dos municípios que integra a Rede de Cidades Portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho