Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Planos municipais devem dar resposta à pobreza de mobilidade
Celorico de Basto: 80 mil euros garantem energia no Loteamento de Agra

Planos municipais devem dar resposta à pobreza de mobilidade

Montalegre: secretário de Estado promete levar mensagem de reivindicação

Planos municipais devem dar resposta à pobreza de mobilidade

Braga

2024-12-11 às 07h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Secretária de Estado da Mobilidade participou no Encontro de Autoridades de Transporte que decorreu ontem em Braga. Governante apelou a melhores sistemas de mobilidade.

Citação

A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, defendeu ontem, em Braga, no 8.º Encontro Anual das Autoridades de Transporte, “o combate firme à pobreza de mobilidade”, objectivo em que assumem papel essencial os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), instrumentos de gestão que o Governo quer ver alargado a todo o território.
A governante sinalizou que apenas duas dezenas de municípios têm o seu PMUS aprovado, sendo que estão disponíveis 30 milhões de euros para os levar “ao encontro das necessidades das pessoas” em termos de transporte.
Até final de 2027 o Governo quer ver concluídos PMUS nas cidades que integram redes transeuropeias de transporte, como são os casos de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos, observou a secretária de Estado da Mobilidade.
No encontro de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Norte, afirmou que a autarquia “tem vindo a assumir um papel de liderança nas políticas de mobilidade sustentável, desenvolvendo iniciativas inovadoras que beneficiam tanto os cidadãos como o meio ambiente’.
O autarca sublinhou que “esta é uma área muito sensível e que desempenha um papel crítico na garantia da qualidade de vida às populações”.
Ricardo Rio voltou a lembrar que “cerca de 60% das emissões que são produzidas em Braga têm a ver com questões de mobilidade, sobretudo devido à utilização do veículo próprio”, realidade “que estamos a trabalhar para mudar drasticamente”.
A vereador Olga Pereira, responsável pelo pelouro da Mobilodade, afirmou também que esta “é uma prioridade do município e, nesse sentido, temos investido na mudança de hábitos e comportamentos tendo em vista o cumprimento dos objectivos estratégicos definidos no PMUS para a cidade de Braga”.
A vereadora deu como exemplos das medidas já concretizadas a renovação da frota dos transportes urbanos de passageiros ou a qualificação do espaço público em projectos como ‘Eu Já Passo Aqui’, que visam diminuir a dependência do automóvel particular, apontando ainda desafios a incorporar no PMUS.
O aumento populacional na cidade, as linhas do novo Bus Rapid Transit (BRT) e a passagem da linha ferroviária de alta velocidade foram apontados como desafios a que o PMUS de Braga tem de responder.
No painel ‘A Experiência da Mobilidade em Portugal’ do 8.º Encontro Anual das Autoridades de Transportes, Olga Pereira garantiu que a Câmara Municipal de Braga “continuará a investir em soluções que tornem a nossa cidade mais eficiente, segura e amiga do ambiente”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho