Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Plano Municipal de Saúde contribui para a protecção da saúde e prevenção da doença da população Bracarense
Vizela apresenta projecto de requalificação do Largo da Igreja de S. Paio

Plano Municipal de Saúde contribui para a protecção da saúde e prevenção da doença da população Bracarense

Ponte de Lima apresenta loja online www.comprarlimiano.pt

Plano Municipal de Saúde contribui para a protecção da saúde e prevenção da doença da população Bracarense

Braga

2021-04-07 às 20h21

Redacção Redacção

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, torna-se evidente o papel de enorme importância que a actuação municipal tem na promoção e protecção da saúde e bem-estar dos cidadãos. “As cidades e os seus decisores estão numa posição única para proporcionar a adequada liderança para a saúde e o bem-estar dos cidadãos

Decorreu hoje, dia 7 de Abril, a abertura oficial do Gabinete Municipal de Saúde e a apresentação pública do Plano Municipal de Saúde. O Gabinete Municipal de Saúde, situado no Shopping Santa Tecla (Rua Professor Machado Vilela nº 120 - 1º Piso), agrega todos os projectos que o Município de Braga desenvolve na área da saúde e bem-estar.

Actualmente está em funcionamento no local o Centro de Apoio à Saúde Oral do ‘Braga a Sorrir’ e o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB). No início de Maio irão abrir os Gabinetes de Apoio à nutrição, psicologia e prescrição de exercício físico. Está também em estudo a possibilidade de desenvolver campanhas de sensibilização, juntamente com o Projecto Homem, direccionadas para a dependência de ecrãs, um tema que tem vindo a causar crescente preocupação nas autoridades de saúde.

Relativamente ao Plano Municipal de Saúde (PMS), elaborado para o período compreendido entre 2021 e 2026, trata-se de um documento essencial para a definição a longo prazo das políticas municipais nesta área. Pretende contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença da população Bracarense, através da articulação com diversos agentes, orientando a sua actuação para o alcance de uma Cidade mais saudável.

O documento pode ser consultado em: https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Plano_Municipal_de_Saude.pdf

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, torna-se evidente o papel de enorme importância que a actuação municipal tem na promoção e protecção da saúde e bem-estar dos cidadãos. “As cidades e os seus decisores estão numa posição única para proporcionar a adequada liderança para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Ao longo do tempo os municípios, em articulação com os parceiros locais, foram assumindo cada vez mais protagonismo nesta área. Este documento vem ajudar-nos a termos uma perspectiva transversal das respostas existentes na área da saúde e a desenhar as políticas adequadas face aos problemas identificados”, afirmou, referindo ainda que as novas instalações do Gabinete Municipal de Saúde permitem aos profissionais e às pessoas que procuram o espaço usufruir de excelentes condições.

PMS traça perfil de saúde de Braga

Para alcançar os objectivos elencados no PMS foram delineados cinco aspectos relevantes a ter em consideração: a promoção do bem-estar físico e mental; a prevenção de comportamentos de risco; a promoção de literacia e educação para a saúde; a equidade, cidadania e igualdade de género e a qualificação ambiental e desenvolvimento territorial.

O desenvolvimento da sociedade tem-se traduzido num peso crescente de influência das condições socioeconómicas, culturais e ambientais no estado de saúde do indivíduo. Neste plano é traçado um perfil de saúde de Braga, isto é, uma extensa análise à realidade local que inclui factores como a caracterização sociodemográfica, ambiente, população, escolaridade, economia, criminalidade, habitação, natalidade, mortalidade e cuidados de saúde.

Os Eixos Estratégicos do Plano Municipal de Saúde incluem a capacitação do indivíduo, a criação de comunidades e ambientes promotores de saúde, a diminuição do impacto das doenças não transmissíveis (DNT’s) na população, a melhoria da esperança de vida saudável e a centralização do sistema de saúde nas pessoas e na sua qualidade de vida.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho