Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Plano Estratégico da CVE 2026 aprovado em reunião do Executivo Municipal
ABC de Braga faz demonstração para as crianças de Merelim

Plano Estratégico da CVE 2026 aprovado em reunião do Executivo Municipal

Bombeiros Voluntários de Melgaço: obras do quartel necessárias

Plano Estratégico da CVE 2026 aprovado em reunião do Executivo Municipal

Vale do Ave

2025-02-10 às 20h30

Redacção Redacção

O Plano aprovado é um documento importante para que Guimarães apresente à Comissão Europeia o seu modelo de governança para a Capital Verde Europeia 2026.

Citação

Na reunião do Executivo Municipal realizada na manhã desta segunda-feira, 10 de fevereiro, um dos pontos da ordem de trabalhos tinha como objetivo a discussão e votação do Plano Estratégico – Guimarães CVE 2026, um documento que apresenta a visão do Município de Guimarães para o que será um ano excecional, que posicionará Guimarães como referência internacional em sustentabilidade, inovação e participação cívica.

Votado por unanimidade, o Plano Estratégico é um documento importante para que Guimarães apresenta à Comissão Europeia o seu modelo de governança, bem como o Plano de Comunicação, de Envolvimento e de Ações e Eventos para a Capital Verde Europeia 2026. Paralelamente, Guimarães assumirá a responsabilidade de integrar a direção da Rede de Capitais Verdes Europeias, reforçando o seu papel como referência na sustentabilidade e inovação ambiental.

No cumprimento das suas obrigações, Guimarães deverá definir e submeter à Comissão Europeia o Modelo de Governança da Capital Verde Europeia 2026, elaborar e apresentar uma proposta de agenda e ações, assinar a Carta de Compromisso com a Comissão Europeia, formalizando a organização da CVE e estabelecendo os eventos internacionais obrigatórios, incentivar o envolvimento ativo dos cidadãos e das diferentes partes interessadas, promovendo a sua participação nas iniciativas e eventos programados e redigir e submeter à Comissão Europeia Relatórios de Impacto, bem como Relatórios Intermédios e o Relatório Final, garantindo um acompanhamento rigoroso das ações implementadas.

O Plano assenta nas premissas de que 2025 será um ano de preparação intensiva, com etapas fundamentais para assegurar a implementação eficaz do programa da Capital Verde Europeia (CVE 2026) – “Guimarães rumo à Capital Verde Europeia 20206”, e de que 2026 será um ano de celebração de Guimarães como “Cidade de um Planeta / One Planet City”, com uma programação integrada que evidencie o compromisso com a sustentabilidade e a ação climática. Para tal, a Unidade de Missão-CVE2026 será composta por uma direção executiva, três comissões (Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão da Comunidade e Comissão de Acompanhamento), uma equipa de comunicação e uma equipa financeira. Com esta estrutura plural e transversal, a Unidade de Missão-CVE2026 reforça o compromisso de Guimarães em liderar pelo exemplo, posicionando a cidade como um território inspirador na sustentabilidade, inovação e ação climática.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho