Celorico de Basto: Centro de Saúde já dispõe de Radiologia
2025-06-20 às 10h14
Famalicão promoveu o 4.º Piquenique de Academias Seniores, convívio que juntou 400 seniores, em Vilarinho das Cambas.
É um dia que “dá mais vida” e é esperado com ansiedade há já “muito tempo”. Cerca de 400 seniores participaram, ontem, no 4.º Piquenique das Academias Seniores de Famalicão, que teve lugar no novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas, iniciativa promovida pelo município famalicense e que juntou as dezasseis academias do concelho.
Manhã de convívio começou com uma aula de zumba, muita animação e um almoço partilhado entre todos, num dia que se prolongou tarde dentro com a actuação da Tun’ARRA (Associação de Reformados de Riba de Ave), e Tunas Sénior de Oliveira Santa Maria, Pedome e Seide, assim como Requião, Joane, Carreira e Bente e Delães.
Aos 90 anos, Olívia Sá era um dos rostos da felicidade logo pela manhã, na mesa montada pela Academia Sénior de Requião, mostrando, claramente, que a idade é apenas um número.
“Sou a mais jovem do grupo”, começou por contar ao Correio do Minho entre sorrisos. Com uma genica e vitalidade a impressionar a qualquer jovem.
“O que mais gosto é conviver com as pessoas. Gosto muito de andar na academia, onde costumo cantar. Fomos também a Roma, ao Vaticano, e foi a primeira vez que andei de avião. Estava com algum medo, mas adorei. É uma forma de estarmos activas”, confessou, elogiando o trabalho que fazem na academia.
“Faz muito bem. No meu dia-a-dia também caminho, escrevo sopas de letras, se me encher leio um livro, vou para o jardim, não gosto de estar parada. Parar é morrer”, frisou.
No extremo oposto do grupo, Carmo Silva é a mais nova da academia e juntou-se depois de ter regressado a casa após 35 anos na Suíça. “Vinha de trabalhar, era muito activa e ficar em casa para mim não serve, então encontrei um grupo de jovens, a mais nova tem 90 anos e somos uma família. É muito bom. Fazemos ginástica, curso de inglês, pilates, cantamos no grupo sénior, já damos concertos e somos um grupo recente, mas muito dinâmico”, sublinhou, desta- cando a importância deste convívio “para nos mantermos activos e felizes”.
Também Madalena Pereira, presidente da Academia Sénior de Pedome, realçou o momento pelo simbolismo de reunir os seniores num convívio animado e recheado de actividades.
“Já estávamos com ansiedade há muito tempo, é um dia muito esperado por todos, porque tem diversão, interacção com outras pessoas, que é o principal objectivo, tem aprendizagem uns com os outros, e é baseado nisto, num grande convívio. É um dia bonito”, sublinhou.
Para além da animação, não faltaram os petiscos no piquenique: “levantei-me às cinco da manhã para fazer a feijoada. É um dia bonito, com muita euforia, tudo a querer compartilhar os lanches e a ver quem traz o melhor. É um dia de festa importante, sentimo-nos activas, mais do que vivas e mais do que cansadas com tantas actividades”.
Rede de Academias Seniores vai crescer em mais três freguesias até Agosto
A Rede de Academias Seniores de Famalicão vai ser alargada e o objectivo é que abranja as 49 freguesias do concelho. A novidade foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, durante o 4.º Piquenique de Academias Seniores, que juntou, ontem, cerca de 400 participantes.
Lembrando o objectivo da rede - de optimização do bem-estar físico, social e mental dos seniores, o combate à solidão e à exclusão social e o desenvolvimento de relações interpessoais e intergeracionais - o autarca enalteceu o trabalho realizado, sobretudo tendo em conta “a felicidade” da franja mais sénior famalicense.
“Estas academias estão a trazer resultados e depois outras freguesias sabem o quanto é importante para os nossos seniores, não esquecendo que temos outros projectos, um deles muito antigo, que vamos acrescentando mais valências, como é o caso do ‘Mais e Melhores Anos’, sabendo que querem beneficiar de mais bem-estar e mais qualidade de vida e mais e melhor felicidade”, sublinhou o edil, considerando que este “é um conceito que quero trazer cada vez mais para Famalicão”.
“Este conceito de felicidade, que é o somatório de políticas diversas, entre elas as Academias Seniores. Vamos abrir mais três ou quatro ainda neste mandato, iremos chegar às 19 academias, mas queremos prosseguir para as 49 comunidades de freguesia, porque quero que todos os nossos seniores tenham as mesmas oportunidades de terem iniciativas diversas para além das de natureza municipal, para que tenham bem-estar e qualidade de vida”, anunciou.
Vilarinho das Cambas - que acolheu o convívio - é, precisamente, uma das próximas freguesias a concretizar a Academia Sénior, projecto que a presidente Judite Costa destaca pela mais-valia na promoção de qualidade de vida e envelhecimento activo.
“Este convívio vai ser o apadrinhamento da futura Academia Sénior. Temos o espaço pronto, só falta mesmo o mobiliário, penso que no final de Julho já estará a funcionar. Temos uma grande população que está envelhecida e sozinha, os filhos trabalham, os netos estão para a escola, eles ficam sozinhos durante o dia e temos de criar formas de eles se manterem activos e terem companhia também”, revelou.
12 Julho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário