Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Piloto de ‘Monkey’ parte de Braga para concretizar volta ao mundo
Startup lança dispositivo de higienização com tecnologia eficaz contra a COVID-19

Piloto de ‘Monkey’ parte de Braga para concretizar volta ao mundo

Prémio António Couto Viana distingue 12 alunos

Piloto de ‘Monkey’ parte de Braga para concretizar volta ao mundo

Braga

2020-02-23 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Numa partida simbólica, que acontecerá verdadeiramente dentro de pouco mais de um mês, dezenas de motards bracarenses e da região juntaram-se, ontem, para dar incentivo ao piloto André Sousa.

Dezenas de motards de mini-Hondas bracarenses acompanharam, ontem, o jovem André Sousa, na partida simbólica da Praça do Município de Braga para uma volta ao mundo que protagonizará em cima da sua ‘Monkey 125’. A viagem real do piloto que é natural de Oliveira de Azeméis, acontece a 28 de Março, mas Braga, conhecida como a ‘cidade das Monkey’ em Portugal, já deu o ‘tiro de partida’.
Vestidos a rigor, com os seus casacos de cabedal e montados nas suas mini-Hondas, os motards bracarenses voltaram a mostrar a sua ‘paixão’ por estas ‘duas rodas’, que são também uma presença assídua nas Festas de São João de Braga, em que realizam sempre um encontro internacional.

“Braga é a ‘cidade das Monkey’ em Portugal, pois aqui existe uma grande comunidade de motards que são aficcionados por estas mini-Hondas e como souberam desta minha viajam fizeram questão que eu viesse até cá para simbolicamente registar a minha partida, o que é um grande incentivo para mim”, confessou o jovem piloto. “Ver aqui concentradas tantas motos destas igual à minha na qual me proponho fazer esta volta ao mundo é um grande orgulho”, disse.
Frisando gostar muito da cidade de Braga, onde vem frequentemente correr no Circuito enquanto piloto de motas de velocidade, André Sousa diz-se “um homem do Norte” e indica que “é com todo prazer que estou mais uma vez em Braga”.

Nesta ‘volta ao mundo’ em cima da sua ‘Monkey 125’, o piloto José Sousa propõe-se passar em todos os Continentes, fazendo os 360 º graus no globo ao longo de mais de 60 mil km e de mais 50 países que pretende correr em mais de dois anos de jornada, “dependendo da sorte e da actualidade”.
Além do grande apoio que recebe da parte dos vários clubes motards da região como o Grupo das Monkey de Braga e a Moto Galos - Associação Club Motard de Barcelos, o piloto conta com o apoio principal da Honda Portugal nesta volta ao mundo, para além de vários outros parceiros imprescindíveis, mas neste momento conta apenas com 20 por cento do valor financeiro que precisaria para realizar a viagem. “Vou entregar-me à sorte”, atirou, indicando “esperança” nos apoios ao longo do caminho.

Luís Barreiro, um angolano radicado em Braga e apaixonado pela ‘Monkey’, é o responsável pelas concentrações de mini-Hondas em Braga. “Criei uma página ‘Monkey 125 Portugal’ depois de há dois anos ter saído o novo modelo das mini-Hondas - uma réplica da ‘Monkey’ dos anos 60 - e tem sido um sucesso e trazido muita gente até cá”.
Precisamente porque o Encontro de Mini-Hondas é já uma ‘tradição’ no São João, Firmino Marques, presidente das Festividades Sanjoaninas e deputado na Assembleia da República, juntou-se, ontem, a esta partida simbólica do piloto a partir de Braga.
“O Encontro das Mini-Hondas no São João de Braga é uma tradição de longa data e é um grande atractivo que continuará a fazer parte da programação”, garantiu. “Hoje [ontem] estamos aqui para dar estímulo para que esta volta ao mundo numa ‘Monkey’ seja uma realidade e a máquina aguente o esforço que lhe é pedido, no sentido de que o André Sousa leve por todo o mundo a mensagem de Paz dos portugueses também a partir de Braga”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho