Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Perto de meio milhar de crianças cantam os Reis na Sé Catedral
Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Perto de meio milhar de crianças cantam os Reis na Sé Catedral

Procissão da Burrinha cancelada

Perto de meio milhar de crianças cantam os Reis na Sé Catedral

As Nossas Escolas

2020-01-25 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Alunos do Jardim-de-Infância da Quinta das Hortas,?Escola Básica da Sé e Escola Básica das Parretas deram corpo à nona edição do Encontro de Reis que, pelo segundo ano consecutivo, teve lugar na Igreja da Sé. Aqui a tradição ainda é o que era.

Citação

A nona edição do Encontro de Reis voltou ontem a juntar mais de 450 alunos do Jardim de Infância da Quinta das Hortas, da Escola Básica das Parretas e da Escola Básica da Sé. Realizado tradicionalmente no rossio, o evento passou há dois anos para a Igreja da Sé, conferindo-lhe uma outra imponência e permitindo contornar as questões climatéricas que muitas vezes obrigavam a adiar o encontro.
Promovido em parceria pelos três estabelecimentos de ensino, o Encontro de Reis tem como principal finalidade manter uma tradição com fortes raízes no concelho, deixando também os votos de um bom ano à comunidade bracarense. E os mais novos demonstraram, uma vez mais, que o evento está já consolidado e com condições para a continuar.
“Há toda uma preparação para que o encontro decorra da melhor forma e agrade a todos quantos a ele assistem”, revela ao CM a docente responsável da Escola Básica da Sé, garantindo que todos os anos o repertório apresentado pelos alunos é diferente.

Apesar de mais novos, as crianças que vieram do Jardim-de-Infância da Quinta das Hortas também mostraram que cantar os reis é com elas. “São crianças que gostam muito de música, uma componente que é muito trabalhada no nosso estabelecimento de ensino”, diz a coordenadora da escola, Ana Maria Mesquita, confirmando que, por isso, “não é muito difícil fazer o que fizerem hoje”.
“Participamos no encontro há muitos anos e queremos continuar. É uma iniciativa muito importante para conhecerem as tradições, neste caso concreto os Reis.?Os pais também gostam de os ver em público a cantar, a socializar”, avança ainda a coordenadora, acrescentando que além dos ensaios dos cânticos, é também transmitido aos mais novos a tradição do bolo-rei, assim como a sua confecção. “Há sempre um trabalho por detrás que é feito”, remata Ana Maria Mesquita.

Também a coordenadora da Escola Básica das Parretas, que trouxe a este encontro 79 alunos dos quatro níveis de ensino, assegura que este é o resultado do trabalho toda a comunidade educativa.
Alcinda Leite sublinha também a importância do evento na preservações da tradição dos cânticos de reis, sobretudo junto dos mais novos.
Além dos pais e encarregados de educação dos alunos, muitos anónimos deram corpo a uma moldura humana que encheu por completo a Sé Catedral, mostrando que este encontro agrada a pequenos e graúdos, constituindo já um dos momentos mais importantes das actividades culturais da comunidade educativa.
Ana Cunha fez questão de assistir ao encontro pela beleza que as crianças lhe conferem. “É a segunda vez que assisto e gosto muito. Realizar este encontro na Sé é extraordinário”, diz.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho