Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
‘Pequenada’ estudou o S. João para o desfile
Entregues primeiros 24 cartões aos beneficiários do Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento em Viana do Castelo

‘Pequenada’ estudou o S. João para o desfile

Universidade do Minho abre concursos para 67 investigadores

‘Pequenada’ estudou o S. João para o desfile

Braga

2024-06-15 às 10h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Escolas do concelho preparam com actividades pedagógicas a participação no cortejo infantil do S.?João. Uma experiência que é partilhada com os encarregados de educação.

Citação

A participação de escolas e jardins de infância no ‘S. João da Pequenada’ implicou muita colaboração dos encarregados de educação, nomeadamente na elaboração dos trajes infantis e dos adereços para o desfile.
A iniciativa da Associação de Festas S. João de Braga é oportunidade para o desenvolvimento de actividades pedagógicas, nomeadamente ao nível das artes plásticas e da pesquisa das tradições associadas às festividades da cidade.
O Colégio Alfacoop trouxe ao desfile de ontem à tarde um grupo de finalistas do ensino pré-escolar, que assinalaram com alegria a conclusão desta etapa primeira etapa formativa.
A coordenadora do ensino pré-escolar daquele estabelecimento de ensino confessou ao Correio do Minho que o objectivo de “brincar e transmitir o espírito de romaria” a estas crianças foi conseguido.
O mesmo sentimento foi-nos transmitido por Sofia Cunhal, coordenadora pedagógica do Patronato Nossa Senhora da Luz de S.Vicente, estabelecimento de ensino que já participa no ‘S.?João da Pequenada’ há uma década.
“A freguesia de S.Vicente está muito ligada às festas de S.?João por causa da sua Rusga. As nossas crianças têm as tradições da cidade bem incutidas”, reconheceu Sofia Cunhal, que destacou o trabalho realizado nas últimas semanas na elaboração dos trajes .
“É nestas idades que as tradições se devem transmitir”, adiantou a coordenadora pedagógica do Patronato de Nossa Senhora da Luz.
A educadora Joana Pimentel acompanhou ontem um grupo de crianças da Escola do Fujacal no desfile infantil do S. João, relevando o trabalho de pesquisa das tradições bracarenses realizado.
“O facto de estarmos perto de S,?João da Ponte permite-nos planear uma visita ao centro das festas, nomeadamente às figuras bíblicas do rio Este, antecipou a educadora, que destacou o envolvimento de alunos e encarregados de educação estrangeiros na preparação para as festas da cidade.
Os alunos do pré-escolar do Centro Social e Paroquial de S.Lázaro participaram com “muito entusiasmo” no desfile sanjoanino infantil, referindo a educadora Eunice Fernandes que a saída para as ruas da cidade foi antecedida de um trabalho prévio de conhecimento das tradições de Braga.
A Escola do 1.º Ciclo de S. Lázaro marcou presença, pela primeira vez, no ‘S.?João da Pequenada’. Ontem, a professora Ana Antunes revelou que a preparação do desfile começou há algumas semanas, com “apoio dos encarregados de educação”.
“As crianças estão animadíssimas, estão a adorar”, garantiu a docente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho