Correio do Minho

Braga,

- +
Pedreira em tendência decrescente
Braga viveu mais um grande êxito

Pedreira em tendência decrescente

Semana da Cultura iniciou com visita a Museu de Arte Contemporânea

Pedreira em tendência decrescente

Desporto

2025-05-16 às 08h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Média de espectadores voltou a cair, após épocas de recordes. No campeonato, só quatro jogos tiveram assistência acima da meia casa. Contexto não abre boas perspectivas para amanhã.

Citação

Ainda com um jogo por disputar, mas que não deverá impactar de forma significativa nestas contas, é já possível concluir que a temporada correu abaixo das expectativas no que às assistências na Pedreira diz respeito, sobretudo em jogos da Liga.
A taxa de ocupação no estádio esta temporada situa-se nos 47,78 por cento, com um acumulado de 215.557 adeptos nos 16 jogos em casa no campeonato e com uma média de 13.472 espectadores por jogo.
Estes acabam por ser números desanimadores, sobretudo por se verificaram na sequência daquela que foi a melhor temporada a esse nível - em 2023/24 a Pedreira teve uma taxa de ocupação de 54,54 por cento e um acumulado de 262.566 adeptos (uma diferença de 47.009 para a actual, sendo que ainda falta cumprir um jogo, ainda que nunca seja possível, mesmo que o estádio encha amanhã, atingir essa marca global da temporada anterior).
De resto, a média de espectadores por jogo na temporada passada foi de 15.445. Aliás, as duas últimas épocas foram as únicas em que a Pedeira teve taxa de ocupação acima dos 50 por cento, numa trajectória de crescimento que se vinha registando na última década. Desde 2014 até 2019, a taxa de ocupação cresceu dos 35 para os 39 por cento, sofrendo uma natural travagem nas três épocas marcadas pela pandemia. Nas tais duas épocas de retoma absoluta no que toca à ausência de constrangimentos no acesso ao estádio, o índice de ocupação cresceu, então, para cima dos 50 por cento, preparando-se agora para voltar a ficar abaixo, ainda que ligeiramente, dessa fasquia.
Esta época, a melhor assistência remonta ao jogo com o Vitória SC (21.215 espectadores), seguido dos duelos com Casa Pia (20.819) e Sporting (20. 585). Mesmo o jogo com o FC Porto, teve afluência de apenas 15.922 espectadores, sendo que nos restantes jogos não houve assistências acima da meia casa (15 mil). Em muitas partidas nem sequer foi atingida a fasquia dos 10 mil adeptos. De recordar que é pretensão de António Salvador aumentar a média de espectadores por jogo para 20 mil até 2029.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho