Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Patrícia Esparteiro reforça SC Braga a pensar nos Jogos Olímpicos de 2021
Principal dia reúne milhares nas ruas

Patrícia Esparteiro reforça SC Braga a pensar nos Jogos Olímpicos de 2021

Um ano de comemorações do universo camiliano

Patrícia Esparteiro reforça SC Braga  a pensar nos Jogos Olímpicos de 2021

Desporto

2020-08-05 às 07h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

KARATECA INTERNACIONAL conhece treinador Joaquim Gonçalves que, além de orientar o SC Braga, é seleccionador nacional na especialidade de ‘kata’ .

Citação

Patrícia Esparteiro, internacional de 26 anos, praticante desde 2009, é a nova contratação do karaté do SC Braga. No currículo uma medalha de bronze que conquistou, nos Europeus de Minsk, na categoria de ‘kata’ e títulos nacionais e europeus que o técnico acredita poder vir a continuar a conquistar, em nome do clube.
Nesta especialidade de ‘kata’, Joaquim Gonçalves acumula as de seleccionador nacional com as funções de treinador do SC Braga. Este factor terá pesado na escolha da karateca pelo emblema bracarense, aproximando também no clube a atleta do treinador que já a orienta na selecção, mesmo durante as restrições que as autoridades de saúde vieram a impor.
Em tempo de isolamento social Gonçalves manteve a orientação técnica de Patrícia, tendo em vista o apuramento para Tóquio 2021.
O ‘kata’ consiste na execução, a sós, de movimentos, procurando fazer essa execução com a máxima perfeição técnica.
Esta especificidade, sem interacção, pode ter facilitado, nos meses de isolamento, os treinos em casa.
Em declarações que prestou ao Correio do Minho no mês de Março, sobre as condições de treino em situação de isolamento social, Joaquim Gonçalves referiu o caso de Patrícia Esparteiro, explicando que [ela] “grava os treinos e envia-me o vídeo. Eu procedo à análise e observação biomecânica de cada exercício, elaboro o relatório técnico circunstanciado e aproveito as novas tecnologias para lhe dar feedback, corrigir e prescrever novo treino. Desde que fomos aconselhados a quarentena obrigatória, temos seguido este procedimento duas vezes por dia”.
Esta situação evoluiu no mês de Junho (ver texto abaixo).
Por outro lado, para esta boa adaptação às contingências impostas por esta pandemia pode ter facilitado o facto de Patrícia Esparteiro ter formação na área da saúde. Licenciada em Enfermagem e com uma Pós-Graduação em Medicina de Reabilitação do Exercício e do Desporto, quando questionada sobre o facto de, por causa da Covid-19 os Jogos Olimpicos inicialmente programados para 2020 terem sido adiados por mais um ano, ela garante que este tempo de paragem proporcionou “um grande crescimento técnico. Serviu para voltar à base e começar a construir passo a passo. Foi super positivo”.
Lembrando que já trabalha na selecção com Joaqum Gonçalves, técnico responsável por esta modalidade no clube minhoto, Patrícia Esparteiro adianta: “sinto que tenho uma equipa multidisciplinar atrás de mim que me vai fazer crescer”.
“ Ter um treinador que é o seleccionador nacional e que me apoia imenso no trabalho vai permitir que tudo seja ainda melhor. É um passo muito importante para mim”, frisou.
Questionada sobre a possível qualificação para Tóquio 2021, lembra que esta “é a primeira vez que o karaté vai marcar presença nos Jogos Olímpicos e quero chegar ao último dia de apuramento e dizer que fiz de tudo para estar presente”.
Assim, a nova aquisição chega ao SC Braga com os objectivos bem definidos para o futuro e não esconde o entusiasmo por representar os ‘guerreiros’ nas competições.
“É o sonho de qualquer atleta. Vim de um clube pequeno e chegar a um clube como o SC Braga é abrir uma porta para um futuro risonho”, comentou aos meios do clube.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho