Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Pateiras do Ave não avançam para Paisagem Protegida
Empreender@Braga é “bom exemplo” do que se pretende para a cidade

Pateiras do Ave não avançam para Paisagem Protegida

Primeira fase da reabilitação da antiga Francisco Sanches orçada em 1,7 milhões

Pateiras do Ave não avançam para Paisagem Protegida

Vale do Ave

2021-05-05 às 07h00

Redacção Redacção

Câmara de Famalicão anula proposta de regulamento para consensualizar novo documento com a população.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai retirar da discussão pública a proposta de regulamento apresentada pelo município para a criação da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave. A proposta faz parte da agenda ordinária da próxima reunião do executivo municipal, que se realiza amanhã. “A câmara municipal não pretende promover o uso do solo contra a vontade dos proprietários ou utilizadores”, lê-se na proposta.
As dúvidas surgidas entre a população sobre a proposta técnica apresentada e os contributos recebidos entretanto pelos serviços municipais e apresentados pela população ao presidente da junta de freguesia, levantaram dúvidas quanto à compatibilidade entre o actual uso dos solos e a paisagem protegida a criar, pelo que, a câmara opta por retirar a proposta de regulamento, retomando “os trabalhos do Estudo Técnico de suporte à decisão de criação da Paisagem Protegida Local, envolvendo mais directamente as autarquias locais e populações locais através da participação dos cidadãos por si ou através de associações representativas dos seus interesses”.
Para a Câmara Municipal de Famalicão é claro que “qualquer projecto de paisagem protegida que se venha a elaborar, deve respeitar as actividades económicas em curso, nomeadamente a agrícola que caracteriza a área em apreço” e é adquirido que “a criação e expansão da área protegida deve ser feita de forma consensual com os proprietários dos solos, assente na aquisição de terrenos pela câmara municipal, no seu arrendamento ou, por qualquer forma, na obtenção do acordo com os seus proprietários”.
A paisagem protegida local, Pateiras do Ave de Fradelos, é um projecto comunitário do Município de Vila Nova de Famalicão que tem por objectivo promover o desenvolvimento da região alicerçado na valorização do seu património cultural e natural. Pretende-se o desenvolvimento de um processo participativo que beneficie toda a comunidade, sobretudo a de maior proximidade. A paisagem a preservar é um mosaico de floresta e campos agrícolas, centrada na freguesia de Fradelos, na sua arquitectura tradicional, nas suas tradições, e nos habitats que persistem nas margens do rio Ave, e que, a comunidade soube tão bem preservar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho