Correio do Minho

Braga,

- +
Parques de Street Workout abrem em Guimarães no âmbito do Orçamento Participativo
Cidades de Braga e Lausanne de mãos dadas

Parques de Street Workout abrem em Guimarães no âmbito do Orçamento Participativo

 Braga e Lausanne de mãos dadas na inovação e no desporto 

Parques de Street Workout abrem em Guimarães no âmbito do Orçamento Participativo

Vale do Ave

2014-04-16 às 17h22

Redacção Redacção

Inauguração do primeiro equipamento está marcada para sábado de manhã, no Parque da Cidade. Ponte e Candoso Santiago também vão receber estes parques.

A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder à inauguração, no próximo sábado, 19 de abril, de um conjunto de três parques de Street Workout, proposta apresentada pelo vimaranense Bruno Matos no âmbito da edição 2013 do Orçamento Participativo, mecanismo que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de decisão da Autarquia.
 
A inauguração do primeiro equipamento, que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, está marcada para as 11:30 horas, no Parque da Cidade, na freguesia da Costa, seguindo-se a abertura da segunda valência no Parque da Cidade Desportiva, em Candoso Santiago, e um terceiro parque de Street Workout no Parque da Ínsua, na vila de Ponte.
 
“O que mais me motivou a elaborar esta proposta foi acreditar que Guimarães era o sítio certo para reforçar o crescimento da modalidade em Portugal. Num concelho onde há cultura desportiva, em que a prática de atividades físicas alternativas se verifica com bastante intensidade, faz todo o sentido estarmos equipados com estruturas capazes de suportar e satisfazer as necessidades de uma modalidade que cresce a um nível vertiginoso em todo o Mundo”, considerou Bruno Matos, autor da proposta.
 
O Street Workout é uma modalidade desportiva que apresenta exercícios, que visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação e equilíbrio, característicos de modalidades como a ginástica artística ou o “parkour”. A esta base de exercícios, o Street Workout acrescenta a componente lúdica e de exibição, na tentativa de criar a simbiose perfeita entre a criatividade e o domínio da técnica, da qual resulta um efeito visual que torna esta modalidade num espetáculo do movimento e controlo do corpo humano.
 
“Trazer as pessoas para a rua com o intuito de praticarem atividade física é, também, trazer um bocado do passado para a atualidade, fazendo com que as pessoas usufruam dos espaços verdes da cidade e saiam de casa na certeza de que ‘lá fora’ têm condições de se divertirem, de se auto capacitarem, de conviverem e se relacionarem diretamente, sem intermediários virtuais”, acrescentou Bruno Matos, apaixonado pela modalidade e vencedor de entre as 80 propostas que se encontravam a votação na primeira edição do Orçamento Participativo, promovida pelo Município de Guimarães.




*** Nota do Município de Guimarães Comunicação ***





Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.