Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Parque do Picoto abre hoje à população
Estudante do IPCA ganha bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian

Parque do Picoto abre hoje à população

Estudantes do IPCA arrecadaram o 1º prémio no desafio “Tax Tank” da PwC

Parque do Picoto abre hoje à população

Braga

2013-09-27 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Mesquita Machado inaugurou, ontem, a primeira fase do Parque do Picoto e revelou que é ali que o poderão encontrar várias vezes após deixar a câmara. “Moro aqui perto e pretendo passear muitas vezes neste parque fantástico”, afirmou.

Abre hoje ao usufruto da população a primeira fase do Parque do Monte do Picoto, ontem inaugurada pelo presidente da câmara. O investimento de 3,2 milhões de euros foi financiado por fundos comunitários (QREN).

O novo parque pode ser frequentado de dia e de noite, uma vez que todo o espaço já está iluminado. Porém, algumas zonas permanecerão ainda vedadas ao público, uma vez que ainda decorrem alguns trabalhos, nomeadamente relacionados com a abertura do novo acesso à EN 101 (para Guimarães) cujo atraso foi atribuído ao facto de o Clube de Caçadores “ter demorado a deixar as instalações” que ocupava.

Com cerca de 22 hectares de área verde, o Parque do Picoto surge agora com bons acessos, zonas de estacionamento, ciclovia, percursos pedonais, percursos em terra batida e muitos passadiços.
Uma das atracções deste parque é o miradouro, localizado no cume do monte, de onde se tem uma vista privilegiada de 360º sobre a cidade de Braga.

Mesquita Machado desafiou os bracarenses a desfrutarem deste novo espaço, realçando que é um local “excelente para passear e fazer exercício físico”. Na inauguração, o arquitecto Mário Louro, autor do projecto, deu nota de que o parque vai ser enriquecido com o que está previsto para a segunda fase.
Esta foi uma das últimas inaugurações presididas por Mesquita. Hoje o edil inaugura o último troço da ciclovia do rio Este.

Segunda fase vai rechear o parque em equipamentos

A segunda fase do Parque do Picoto, cuja responsabilidade de execução caberá já ao novo executivo, contempla o “recheio” deste investimento, nomeadamente a execução do projecto de arquitectura paisagista e da empreitada de fornecimento e colocação de equipamentos móveis.

Assim, a fase posterior contempla a instalação da sinalética, mobiliário urbano e de jardim (bancos, mesas, barbecues, plataformas de madeira, estacionamentos de bicicletas, depósitos de lixo, quiosques, abrigos, protectores de árvores, contentores de dejectos caninos, bebedouros, floreiras, cinzeiros, simuladores e obstáculos de ginástica, etc); equipamentos radicais e de lazer (skate parque de betão, skate parque com obstáculos amovíveis, rocódromo interior e exterior, torre de escalada, jogos do percurso de mini-golfe, jogos tradicionais, parque infantil, etc); equipamentos das praças dos sentidos (peças variadas de produção de sons e sentidos de espaço exterior); e um parque infantil .

O projecto contempla também a execução dos equipamentos complementares de apoio ao parque: a ‘Capela dos Motoristas’ (que terá ligação pedonal à Capela de São João, no Parque da Ponte), sedes associativas, e bar/restaurante/esplanada/praça (a concessionar).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.