Avançado Gustavo Varela reforça Gil Vicente por empréstimo do Benfica
2025-06-18 às 06h00
Vereador do urbanismo frisou complexidade no Plano de Urbanização para garantir que não é possível definir data para execução do Parque das Sete Fontes.
“O Parque das Sete Fontes ainda pode demorar”, afirmou ontem o vereador da Câmara de Braga que tutela o Urbanismo, João Rodrigues.
Num debate que teve lugar na Livraria 100.ª página durante a apresentação do n.º 33 da revista ‘De Facto’, do agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, o também candidato à presidência da Câmara garantiu que se alguém tem um prazo para a execução do parque que ali está previsto “ou mente, ou não sabe do que está a falar”.
O?autarca, que lembrou a sua formação de jurista, explicou que o Plano de Urbanização em curso envolve processos que sob o ponto de vista dos direitos em presença tendem a demorar.
Teresa Barbosa - da ASPA, Associação de Defesa, Estudo e Divulgação do Património, fez um recuo a 1995, quando este organismo pediu a classificação do complexo monumental do século XVIII. Passou pelo ano 2001 com o PDM, depois 2009 com a obra do novo hospital e uma petição com mais de 5000 assinaturas, e já em 2011 a classificação como monumento nacional - com criação de uma zona especial de protecção, 2013 com as eleições autárquicas e 2021, com o Plano de Urbanização em Diário da República.
O actual presidente da Junta de Freguesia de São Victor, que é arqueólogo e também candidato à Câmara, lembrou que tem efectuado visitas guiadas ao local, questionou como vai ser quando deixar de ser presidente da Junta, sem competência institucional para fazer as visitas e revelou que fez uma proposta à Agere, empresa municipal de gestão de água, para formar técnicos no sentido de os capacitar para fazer visitas guiadas - e que ainda aguarda resposta.
Do público, uma professora levantou o braço a pedir a palavra e questionou João Rodrigues: se este processo começou já em 1995 e passaram 30 anos por que ainda vai demorar?
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário