Vizela brilha e celebra quadra com a maior parada de sempre
2017-02-27 às 15h34
Paredes de Coura não é só o primeiro município do país a elaborar um Plano de Paisagem, como a participação pública agora em curso tem tido grande envolvimento da população escolar nas diversas sessões onde os alunos são convidados a reflectir sobre a paisagem das Terras de Coura, identificando problemas e perspectivando soluções.
Paredes de Coura não é só o primeiro município do país a elaborar um Plano de Paisagem, como a participação pública agora em curso tem tido grande envolvimento da população escolar nas diversas sessões onde os alunos são convidados a reflectir sobre a paisagem das Terras de Coura, identificando problemas e perspectivando soluções. “Achamos que estas contribuições são um imperativo democrático intergeracional pois, quando se toma uma medida para o futuro não faz sentido deixar de parte os verdadeiros beneficiários desse trabalho que serão os mais jovens e as gerações futuras”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Vitor Paulo Pereira.
Este projecto-piloto visa o desenvolvimento do Plano de Paisagem para o território e tem como objectivos a valorização do património natural, cultural e urbano, bem como definir medidas orientadoras para a gestão da paisagem que preservem o seu caráter e identidade, reforçando a componente da paisagem cultural nas aldeias e lugares incluídos em Rede Natura e na Paisagem Protegida.
Actualmente, a equipa multidisciplinar que desenvolve o plano tem vindo a preparar diversas sessões de participação pública a fim de permitir e estimular a reflexão, formação e sensibilização social, no que diz respeito à paisagem. No final, pretende-se delimitar objectivos de qualidade paisagística para cada unidade de paisagem identificada e definir linhas de acção para protecção e gestão das mesmas.
A última das acções realizadas envolveu cerca de 80 alunos do ensino secundário e profissional que participaram nas sessões públicas, refletindo sobre as diferentes unidades de paisagem das Terras de Coura, e introduziram uma dimensão pessoal ao trabalho técnico desenvolvido, sugerindo, inclusive, novos limites às unidades de paisagem desenhadas pela equipa técnica.
Para Vitor Paulo Pereira “esta participação é normal pois os jovens entendem que, mais do que pedir contribuições em orçamentos participativos para obras de pouca dimensão, o que é importante é dar-lhes a hipótese de pensar e planear connosco o concelho deles para os próximos 50 anos. Por outro lado, para nós, esta participação é fundamental pois, se os jovens contribuírem e se reverem nas escolhas feitas hoje, no futuro serão os seus principais defensores”.
Para além da população escolar foram também chamados a participar nas reuniões públicas e workshops vários especialistas, associações locais, juntas de freguesia e grupos de interesse, introduzindo diversas visões pessoais, mas também diferentes conhecimentos e abordagens técnicas específicas que alimentam e diversificam o conhecimento sobre as paisagens de Paredes de Coura e as suas dinâmicas.
De acordo com a arquitecta Isabel Matias, coordenadora do projecto, as sessões públicas “têm vindo a constituir um contributo muito importante para o Plano de Paisagem das Terras de Coura. Para além disso, uma vez que este plano segue os princípios da Convenção Europeia da Paisagem e a sensibilização da população para a tomada de consciência do valor do seu território e das características das suas paisagens é um dos objectivos a alcançar, parece-nos que a ampla participação é já um fruto deste trabalho”, observou.
Durante esta semana decorrerão as últimas sessões públicas de participação cujos locais e horários estão acessíveis no site do município onde os internautas poderão também encontrar o formulário de participação online disponível.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário