Correio do Minho

Braga, terça-feira

Paredes de Coura: EPRAMI projeta tornar-se uma Microsoft Imagine Academy
Cónegos com alma guerreira salvam ponto no cair do pano na recepção ao Setúbal

Paredes de Coura: EPRAMI projeta tornar-se uma Microsoft Imagine Academy

Eixo Atlântico quer novo Tratado que responda aos desafios da cooperação

Alto Minho

2017-05-17 às 21h14

Redacção

Fazer da Escola Profissional do Alto Minho Interior uma Microsoft Imagine Academy é o desafio que se segue para a EPRAMI, que ontem foi contemplada com os prémios pela vitória no concurso DOTS Challenge promovido pela Microsoft Portugal, entre 34 escolas de todo o país num total de 384 professores participantes.

Fazer da Escola Profissional do Alto Minho Interior uma Microsoft Imagine Academy é o desafio que se segue para a EPRAMI, que ontem foi contemplada com os prémios pela vitória no concurso DOTS Challenge promovido pela Microsoft Portugal, entre 34 escolas de todo o país num total de 384 professores participantes.

Numa cerimónia que decorreu nas instalações da EPRAMI em Paredes de Coura e com a presença de representantes de muitas outras escolas profissionais, Gonçalo Xufre, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, apontou que “a escola do séc XXI, bem como o desenvolvimento coletivo do território” são os desafios que se colocam no futuro.

Uma ideia também reforçada pelo diretor executivo da EPRAMI, Manuel Miranda, que ao elencar as valências desta escola profissional, apontou a “oferta formativa de banda larga orientada para o mercado de trabalho, independentemente dos alunos poderem prosseguir para o Ensino Superior”, como uns dos eixos diferenciadores da escola que dirige.

Já Vânia Neto, Diretora da Microsoft para o setor da Educação em Portugal, havia sugerido que “a EPRAMI é um exemplo” da transformação digital na educação, reforçando a ideia que cabe à Microsoft “motivar, premiar e apoiar as escolas na procura dessa transformação digital”. Tendo por perspetiva a 4ª Revolução Industrial e o consequente “aumento de competências digitais”, Vânia Neto sugeriu a necessidade de “incentivar os professores no ensino com tecnologias, procurando o aumento da eficiência nos resultados de aprendizagem dos alunos”.

O concurso Microsoft Dots Challenge representou para a EPRAMI um reforço no investimento e na transformação da sala de aula pela integração de tecnologias inovadoras promotoras do sucesso educativo. A participação neste desafio da Microsoft permitiu a divulgação na comunidade escolar de todo um conjunto de tecnologias para a sala de aula. Destas salientam-se as tecnologias de colaboração numa perspetiva de integração do perfil de competências do aluno do Séc. XXI, como o Sharepoint e o Microsoft Teams. Na participação neste concurso, os professores da EPRAMI realizaram múltiplas ações de formação da Microsoft para a utilização das suas tecnologias em sala de aula e no processo de aprendizagem. Por outro lado, também participaram ativamente na comunidade educativa Microsoft criando conteúdos para utilização em sala de aula. Tal permitiu e está a permitir uma forte integração e modernização do ensino/aprendizagem da instituição.

Os prémios serão utilizados no processo de implementação de uma sala de aprendizagem personalizada, estendendo a Sala Microsoft, que a EPRAMI já possuía pelo seu reconhecimento prévio como Microsoft School, a um nível de avanço tecnológico e personalização considerável.
Adicionalmente a Microsoft irá realizar um Vídeo Case Study sobre a EPRAMI como uma das melhores escolas portuguesas na inovação tecnológica do processo de ensino/aprendizagem.



EPRAMI - Uma escola útil para a vida
A EPRAMI é uma escola profissional com já quase um quarto de século de tradição na qualificação profissional dos jovens do Alto Minho. A EPRAMI tem polos em Paredes de Coura, Monção e Melgaço e áreas de formação intimamente relacionadas com o tecido empresarial e industrial envolvente. Salientam-se as áreas referentes a tecnologias de ponta especialmente relacionadas com a indústria. A formação de técnicos para a indústria local tem representado uma mais valia para o desenvolvimento e crescimento da região. Áreas como a robótica industrial, a mecatrónica e a manutenção industrial representam um forte investimento desta instituição. As taxas de empregabilidade muito próximas dos 100 % traduzem a necessidade de profissionais qualificados para sustentar o enorme crescimento industrial e de exportações verificado nos concelhos de implantação.

A inclusão das tecnologias Microsoft no processo formativo permite aos alunos da EPRAMI estarem preparados para integração num mercado de trabalho competitivo, exigente e tecnologicamente muito avançado onde a colaboração e a comunicação das equipas de trabalho são fundamentais.

*** Nota da C.M. de Paredes de Coura **

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.