Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Papas de Sarrabulho afirmam turismo de qualidade de Amares
Narcóticos Anónimos: um recurso para recuperar a vida livre de drogas

Papas de Sarrabulho afirmam turismo de qualidade de Amares

Forum Braga à espera de mais negócios, mais cultura e mais experiências para todos

Cávado

2018-02-11 às 06h00

Marta Amaral Caldeira

É já uma marca turística do concelho de Amares: o Festival de Papas de Sarrabulho espera atrair nesta edição 30 mil visitantes. O autarca de Amares diz que evento ajuda à afirmação do turismo local.

Queremos que o concelho de Amares se afirme pelo seu turismo de qualidade, destacou, ontem, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, na abertura da 16.ª edição do Festival de Papas de Sarrabulho, frisando que o território só tem a ganhar com a união de esforços entre concelhos. O evento decorre até ao próximo dia 13 - feriado de Carnaval na EB 2,3 de Amares e quer conquistar a fasquia dos 30 mil visitantes este ano.
Esperamos que estes três dias sejam uma grande festa para todos quantos nos visitarem e, sobretudo, que sejam uma forte promoção do nosso concelho, apontou o edil Manuel Moreira.

Este Festival de Papas de Sarrabulho de Amares é, hoje, já uma marca turística muito importante do nosso concelho, que é conhecida por todo o país e por aí fora, nomeadamente Espanha, pelo que para nós é extremamente importante para a divulgação do nosso concelho e das nossas potencialidades turísticas, indicou o edil de Amares.
Voltando a olhar para o facto de o concelho de Amares ter sido aquele que em 2016 foi o que teve a maior taxa de crescimento turístico na área da Comunidade Intermunicipal do Cávado, o autarca Manuel Moreira referiu que o turismo tem sido precisamente uma das maiores apostas do Município de Amares.

O nosso grande objectivo é que o concelho de Amares se afirme pela qualidade, quer pela via dos seus produtos, quer pela via do seu património e paisagem, quer pela via da sua gastronomia de excelência, como é disso exemplo as tradicionais Papas de Sarrabulho que promovemos neste festival.
O presidente da Câmara de Amares sublinhou, também, o facto de o êxito do Festival de Papas de Sarrabulho de dever à união de esforços da comunidade, da parte dos restaurantes, das pastelarias, dos artesãos e dos produtores locais e parceiros que fazem desta uma grande festa.

Manuel Moreira garante que o Festival de Papas de Sarrabulho é um motor importante do ponto de vista da economia local. É um orgulho ser de Amares e ver todo este envolvimento da comunidade na promoção deste evento e de outros - algo que para mim, enquanto autarca - só me dá ainda mais ânimo para trabalhar pelo desenvolvimento e crescimento do nosso concelho, possibilitando-se assim também a fixação dos nossos jovens no concelho, afirmou o autarca amarense.
Domingos Barbosa, presidente da Associação Comercial de Braga - entidade que dinamiza o evento, em parceria com o Município de Amares - disse que este festival é a mostra de uma excelente cooperação entre o poder político e económico em prol da promoção do seu território. Esta cooperação tem vindo a ser cada vez mais reforçada e o concelho tem ganho maior notoriedade e visibilidade.

Autarca apela à união entre municípios

Temos que ser capazes de levar avante um projecto verdadeiramente agregador para a afirmação e promoção do nosso território, unindo os esforços dos concelhos que integram esta região da Comunidade Intermunicipal do Cávado, porque na realidade sozinhos não consegui- mos os mesmos resultados do ponto de vista da atracção turística. Juntos temos mais força, defendeu Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, ontem, na inauguração do Festival de Papas de Sarrabulho amarense.
O património edificado de Amares como os Mosteiros de Rendufe, Sta. Maria de Bouro e da Abadia, bem como o seu património ambiental e, sobretudo, a sua gastronomia ímpar têm potenciado o crescimento turístico do concelho amarense, mas o autarca de Amares apela à união de esforços entre os vários municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado para captar para o território os milhares de turistas que chegam diariamente ao Porto.

O autarca Manuel Moreira destacou, a este nível, o trabalho que a CIM do Cávado tem vindo a realizar, mas que é preciso impulsioná-lo ainda mais com projectos conjuntos, dando maior relevância às grandes potencialidades e atractividades da região.
O Festival de Papas de Sarrabulho é um dos eventos de maior atracção da região, sendo já para muitos uma tradição para cumprir no calendário anual.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.