Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Palmeira festeja Nossa Senhora da Purificação
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Palmeira festeja Nossa Senhora da Purificação

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Palmeira festeja Nossa Senhora da Purificação

Braga

2022-08-17 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Arrancam já amanhã as Festividades em Honra de Nossa Senhora da Purificação em Palmeira. São quatro dias de festa que incluem momentos religiosos e animação popular.

Citação

As Festividades em Honra de Nossa Senhora da Purificação têm início já amanhã em Palmeira. A comunidade está ansiosa pelo regresso daquela que é a maior festividade da freguesia, e a Comissão de Festas garante um programa recheado ao longo dos quatro dias da festividade.
Após dois anos de celebrações mais contidas e restritas apenas à vertente religiosa devido ao contexto pandémico, a freguesia de Palmeira volta a celebrar em pleno as Festividades em Honra de Nossa Senhora da Purificação. Esta que é a maior celebração da freguesia tem como ponto alto a saída da Majestosa Procissão, a qual já é considerada um ex-líbris do concelho de Braga.
José Manuel Pereira, presidente da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Purificação, lembra que “a comunidade nunca deixou de celebrar a padroeira da paróquia de Palmeira, contudo, devido às restrições provocadas pela Covid-19, as festas não tiveram a habitual grandiosidade, e foram apenas realizados os momentos religiosos”.
Este ano marca assim um regresso à normalidade, e a população da freguesia mostra-se entusiasmada com o regresso das festividades que tanto acarinham. “Nota-se que a população está ansiosa e esperamos receber milhares de pessoas não só de Palmeira, mas de várias freguesias vizinhas”.
O programa das festividades, que tem sido cuidadosamente preparado ao longo dos últimos meses, inclui diversos momentos religiosos, assim como vários momentos recreativos. O arranque é já amanhã, às 21.30 horas, com a saída da Majestosa Procissão de Velas em Honra e Louvor de Nossa Senhora da Purificação, seguindo-se momentos de animação popular ao som da concertina da Família Coelho.
Na sexta-feira, pelas 21 horas, celebra-se a missa solene em honra de Nossa Senhora da Purificação, às 22 horas actua o grupo Sétima Vaga, e à meia-noite decorre a sessão de fogo-de-artifício.
No sábado, realiza-se, às 19 horas, a missa solene em honra de Nossa Senhora da Purificação, pelas 22 horas sobe ao palco a Orquestra Flash Show, e à meia-noite há nova sessão de fogo-de-artifício.
Domingo, dia 21 de Agosto, é o dia mais aguardado por toda a comunidade. Logo pelas 9.30 horas é celebrada a missa solene em honra de Nossa Senhora da Purificação, abrilhantada pelo Grupo Coral Sénior da paróquia de Palmeira. Da parte da tarde, às 16 horas, entra a Banda Musical de Vieira do Minho, às 17 horas é rezado o terço, seguindo-se às 17.30 horas a saída da Majestosa Procissão da Igreja Paroquial em direcção à Capela do Senhor dos Milagres, e regressando novamente à Igreja Paroquial. José Manuel Pereira refere que “esta procissão é um ex-líbris do concelho de Braga, e atrai milhares de pessoas que se juntam para assistir”.
Mais tarde, às 21.30 horas, há noite de folclore com o Grupo Folclórico de São Torcato Guimarães e o Grupo Folclórico da Universidade do Minho.
O fogo-de-artifício, à meia- -noite, marca o encerramento das festividades.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho