Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Palácio da Igreja Velha torna-se imóvel de interesse municipal
SC Braga foi do sonho ao pesadelo

Palácio da Igreja Velha torna-se imóvel de interesse municipal

Câmara cria cortina verde resistente a incêndios rurais

Palácio da Igreja Velha torna-se imóvel de interesse municipal

Vale do Ave

2022-01-14 às 06h00

Redacção Redacção

Aprovada classificação como Imóvel de Interesse Municipal e Zona Especial de Protecção. A decisão inclui o Palácio da Igreja Velha, a Capela de S. Francisco de Assis e o Cruzeiro do Palácio da Igreja Velha.

Citação

O Palácio da Igreja Velha, localizado em Vermoim, acaba de ser declarado Imóvel de Interesse Municipal. A classificação, aprovada ontem em Reunião de Câmara pelo Executivo Municipal, inclui o Palácio da Igreja Velha, a Capela de S. Francisco de Assis e o Cruzeiro do Palácio da Igreja Velha, sendo que a área envolvente ficou fixada como Zona Especial de Protecção.
“Trata-se da valorização de um património histórico, de grande relevância a nível arquitetónico” destaca o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos. “Esta classificação é uma forma de assegurar a sua preservação” refere o edil.
O Palácio da Igreja Velha, datado de 1881, encontra-se protegido pela Planta de Ordenamento II - Património Edificado e Arqueológico e no Anexo I do regulamento do Plano Director Municipal, actualmente em vigor, tratando-se de um exemplar de arquitetura de brasileiros torna-viagem do século XIX, com características e escala monumental única no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Foi alvo de obras de requalificação entre 2012 e 2015, pela actual proprietária, a sociedade imobiliária Vetorpredileto (Telhabel), que permitiram manter a sua qualidade arquitectónica e o bom estado de conservação. Gra-ças a esta intervenção, o projecto, da autoria do gabinete de arquitectura Visioarq, recebeu o Prémio Internacional de Arquitectura ‘Architizer A+ awards’ em 2017, e o Prémio de Reabilitação Januário Godinho (2018).
Refira-se que, para além do Palácio da Igreja Velha, existem outros dois imóveis no concelho famalicense, classificados como de interesse municipal, entre eles, o Solar de Vila Boa, na freguesia de Joane, classificado em 1977, e a Capela de São Gonçalo, na freguesia de Cavalões, classificada em 1978.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho