Correio do Minho

Braga,

- +
“Padel é um desporto que pode ser praticado por todos”
Município avança no imediato com intervenções superiores a 3 ME na área da habitação

“Padel é um desporto que pode ser praticado por todos”

Que comece a folia do São João de Braga!

“Padel é um desporto que pode ser praticado por todos”

Desporto

2023-09-30 às 14h00

Redacção Redacção

Alexandre Silva e Carlos Carvalho são os mais recentes convidados do ‘Jogar Fora da Caixa’, onde destacaram a vertente social que o padel apresenta, algo que não se vê em muitos desportos.

Citação

Alexandre Silva e Carlos Car-valho foram os mais recentes convidados do ‘Jogar Fora da Caixa’, um programa da Rádio Antena Minho que conta com a colaboração do Great Padel de Vila Verde.
Alexandre Silva é, actualmente, o director de operações do Paxillum Group, grupo que tem a cargo a distribuição da Padelnuestro, Siux, PadelMBA e Padel COURTS DELUXE em Portugal. Alexandre Silva é um antigo jogador semi-profissional de padel, tendo alcançado a 12.ª posição do ranking nacional da modalidade.
“O padel não é jogado apenas em pares. Também pode ser jogado individualmente. Porém, esta é uma vertente muito pouco explorada em Portugal e no mundo em geral, havendo um número reduzido de campos individuais de padel. É uma vertente pouco relevante e acredito que se manterá assim”, apontou Alexandre Silva.
Com formação do ténis, foi através dessa modalidade que Alexandre Silva ficou a conhecer o padel, podendo ver as semelhanças entre os dois desportos. Porém, as diferenças entre ambos também são notórias.
“Há muitas semelhanças entre o padel e o ténis. Semelhanças essas que são visíveis, mas também há diferenças. Muitas das pancadas do padel não existem no ténis. Acima de tudo, as duas modalidades são separadas por mudanças tácticas”, salientou o director de operações.
Por sua vez, Carlos Carvalho, vimaranense de 31 anos, é director e treinador do Clube Quinta de Monserrate, aquele que é o primeiro clube de padel na região minhota. Carlos Carvalho é licenciado em Educação Física e Desporto, tendo um mestrado em Exercício Físico e Saúde.
“A Quinta de Monserrate abriu em 2015, surgindo de um grupo já grande que decidiu explorar a possibilidade da expansão do padel em Braga”, começou por dizer o convidado.
Na opinião do vimaranense, esta é uma modalidade abrangente, que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade.
“Qualquer pessoa pode dedicar-se ao padel. Já tive alunos com quatro anos e tenho alunos com 80 anos. Numa primeira fase de treinos, tentamos sempre perceber qual o objectivo das pessoas. Há quem queira apenas o desporto social para se divertir um pouco no final de um longo dia no trabalho e há quem queira levar o padel mais a sério e procure competir. Nós tentamos fazer a diferenciação entre as pessoas e direccioná-las para aquilo que pretendem. Até porque, quem quer competir, acaba por ter de fazer treinos mais especifícios”, apontou o técnico.
Mas afinal, na opinião de um treinador de padel, o que é que é preciso para se ter sucesso e para competir no padel? Carlos Carvalho destaca a entrega e a dedicação, assim como a boa capacidade motora.
“Quando vemos alguém com capacidades acima da média, tentamos ter uma conversa para chegar a atenção para as qualidades que tem e para o que pode atingir se levar as coisas mais a sério. Acima de tudo, é preciso haver muita entrega e dedicação, sem esquecer a boa capacidade motora e o trabalho em dupla”, frisou o técnico de 31 anos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho