Correio do Minho

Braga, quinta-feira

P. Lima: Museu do Brinquedo com muitos visitantes
Acusado de homicídio qualificado por assassinar ex-namorado

P. Lima: Museu do Brinquedo com muitos visitantes

Póvoa de Lanhoso dá a conhecer o concelho às crianças

Alto Minho

2012-09-15 às 22h11

Redacção

O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima, nos primeiros três meses de existência registou um número elevado de visitantes.

O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima, nos primeiros três meses de existência registou um número elevado de visitantes.

Cerca de 10.000 pessoas já visitaram o museu, com o número a subir mês após mês. Em junho, desde o dia 8, data de abertura, passaram pelo Museu do Brinquedo Português 2.086 visitantes. No mês seguinte o número de visitantes subiu para 3.014 e em agosto 4.671 pessoas apreciaram a exposição, atingindo os 10.000 nestes primeiros dias de setembro.

A coleção de brinquedos é vasta, valiosa e mostra a evolução do brinquedo de fabrico português e os seus fabricantes.

Durante este período de férias é de registar o número de famílias e grupos que quiseram conhecer a coleção de mais de 2000 brinquedos expostos no único Museu do Brinquedo Português.
A viagem começa num comboio de zinco, e leva-nos a conhecer a história de alguns dos mais importantes fabricantes nacionais de brinquedos, passando para o confronto entre o brinquedo português e o estrangeiro numa lógica de entendimento de fabrico; como se copiaram e se imitavam moldes estrangeiros.

A exposição incluiu ainda peças de coleção, cronologicamente ordenadas, década a década, enquadradas com as alterações formais e técnicas e associadas às transformações sociopolíticas do mundo, cujo impacto foi sentido a nível nacional. As rocas e as flautas de folha de flandres, os baldinhos de praia em madeira com motivos coloridos, as bonecas de pasta de papel, os canhões de folha, passando pelas camionetas, barcos, comboios, triciclos, aos carros a pedais, percorrendo o mundo dos plásticos, apogeu do brinquedo português, até aos Estrumfes em pvc, tudo se fez em Portugal.

Durante o mês de agosto, onde se registou o maior número de entradas, os visitantes tiveram ainda a oportunidade de apreciar “A Aldeia dos Estrumpfes”, a 1ª exposição temporária do museu e que vai continuar patente até 31 de Outubro.
Visite o Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.