Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
“Os Conselhos da Noite” saem de Braga para a tela do cinema
Casa feliz já apoiou 274 famílias famalicenses

“Os Conselhos da Noite” saem de Braga para a tela do cinema

Município de Esposende atribui apoios no valor de 170 mil euros a instituições do concelho

“Os Conselhos da Noite” saem de Braga para a tela do cinema

Braga

2020-09-15 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Braga chega ao cinema através do filme “Os Conselhos da Noite” que estreia esta quinta-feira em sete cidades portuguesas. A antestreia foi ontem no Theatro Circo. Nos dilemas, encontros e desencontros da personagem principal está a vivência da cidade

Rodado em Braga, o filme “Os Conselhos da Noite” tem muito de bracarense, desde o realizador a vários actores, passando pela banda musical, mas projecta-se agora para todo o país e para o mundo ao estrear, esta quinta-feira, nas salas de cinema de sete cidades portuguesas.
A pandemia de Covid-19 adiou a estreia - que esteve prevista para Abril - mas não tira força à narrativa de “Os Conselhos da Noite” onde a história da personagem principal - Roberto interpretado pelo actor Tiago Aldeia - se cruza com a história da cidade de Braga, mostrando os seus recantos e a sua vivência.
“Roberto” não é único que regressa a Braga com “Os Conselhos da Noite”, já que o filme trouxe de volta o realizador, José Oliveira, e a actriz Marta Carvalho, ambos bracarenses.

Aliás, foi um filme “feito com os bracarenses” e “houve a preocupação de ser fiel a Braga” garante o realizador para quem este é “um filme de amor” que espera ver retribuido, agora a partir da plateia, por parte dos espectadores.
José Oliveira reconhece que se vive “um tempo complicado”, mas desafia as pessoas a saírem de casa e a irem ao cinema, onde se cumprem todas as regras de segurança.
O actor Tiago Aldeia também apela às pessoas para regressarem ao cinema, lembrando que é uma área que foi e continua a ser muito afectada pela pandemia.
“Era muito bom que as pessoas pudessem contribuir e fossem ao cinema porque nós continuamos a trabalhar” reforçou o actor.

Além do apoio à sétima arte, há mais um motivo para assistir ao filme “Os Conselhos da Noite”: “Não é todos os dias que se vê a cidade de Braga projectada no grande ecrã” sublinha o realizador, que destaca o envolvimento e o apoio das entidades locais para as filmagens que passaram por diferentes locais da cidade, uns mais icónicos, outros mais escondidos, mas revelados agora na tela.
A actriz Marta Carvalho, bracarense a viver em Londres há alguns anos, acrescenta mais um motivo para assistir a “Os Conselhos da Noite” por ver nele “uma história em que muita gente se pode rever” e que se desenrola em torno do regresso de Roberto a uma cidade mudada com os encontros e desencontros que daí advêm.

Ela própria consegue rever-se “um pouco na personagem” confessou ao “Correio do Minho” horas antes da antestreia do filme, que aconteceu ontem no Theatro Circo.
Para Marta Carvalho foi um regresso. “Tive o privilégio de voltar a casa para fazer um filme” afirma a actriz, apontando a participação de alguns amigos como figurantes.
Mas a actriz destaca a oportunidade de trabalhar com o actor Tiago Aldeia e com o realizador bracarense, mas também com pessoas que fizeram parte do seu percurso artístico. “Foi uma experiência inesquecível” assume.
O próprio realizador admite que a escolha de Marta Carvalho foi óbvia pelo seu trabalho e pela sua ligação a Braga.

Tiago Aldeia também destaca a “experiência fantástica” porque “não é todos os dias que se tem a oportunidade de fazer cinema, principalmente em Portugal”.
O actor que dá vida a Roberto admite que “foi uma personagem pesada”, mas marcante por “mergulhar no conflito interior da personagem” que “tem uma carga dramática muito grande”. Não fosse alguém que regressa para morrer...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho