Panathinaikos chama por Vítor Carvalho
2025-05-19 às 06h00
Orfeão de Braga celebrou, ontem, o 102.º aniversário, com uma missa na Igreja de Maximinos. Nova direcção trouxe maior vitalidade. Escola de música arranca em Setembro.
É a instituição cultural e recreativa mais antiga da cidade de Braga e celebrou, ontem, o 102.º aniversário com grande vitalidade e olhos postos no futuro, onde a criação de uma escola de música surge como principal projecto a curto prazo.
Fundado em 12 de Maio de 1923, o Orfeão de Braga está a ‘renascer’ desde que a nova direcção artística - presidida por Pedro Pereira - tomou posse, há cerca de um ano, e as mudanças são visíveis, desde logo, no número de elementos do coro, agora em processo de renovação, após um período mais conturbado pré e pós-Covid.
“O Orfeão tem um historial muito grande de elementos, em outros anos foi um Orfeão só de homens, passado muitos anos passou a ser um Orfeão misto, e, a partir de 2013-14, tivemos um decréscimo muito grande a nível de número de orfeonistas e acentuou-se no Covid. Quando chegámos cá, estávamos com 23 elementos, já com alguma idade e tivemos de fazer este caminho até hoje, de crescer em número de orfeonistas”, sublinhou ao Correio do Minho Pedro Pereira, dando conta de que o grupo é hoje constituído por 60 elementos.
“Tivemos um crescimento muito grande ao longo de um ano, portanto, estamos muito felizes. Tomámos posse em Abril, do ano passado, estamos a iniciar a segunda época de trabalho e tem sido um ano difícil, mas gratificante”, confessou o saxofonista, de 39 anos, um dos rostos da nova geração do Orfeão de Braga.
Abrir o grupo aos mais novos é uma das missões da direcção e o principal projecto passa pela criação de uma Escola de Música - a EMOB -, que vai arrancar ainda este ano.
“Em termos de instituição, a nível musical, o Orfeão está a procurar outros caminhos, estamos a formar a escola de música, já temos alguns alunos, estamos a fazer oficinas de impro- visação também ligadas à música, com o objectivo de ramificar um pouco a oferta musical, que é para depois alimentar o Orfeão com gente mais nova”, explicou, revelando que estão “a tentar captar elementos mais jovens” e que já conseguiram “baixar um bocadinho a média de idades”.
Segundo o presidente, a EMOB - Escola de Música do Orfeão de Braga “já tem professores definidos, com vários instrumentos, desde violino, saxofone, piano e canto” e a pers- pectiva “é iniciar a 100% e em força já em Setembro”.
Curso é “livre e sem idade” e está aberto a “toda a cidade”, tal como o Orfeão de Braga, cujas portas - ao lado da Estação de Braga - estão sempre abertas, às quartas-feiras, para todos os que quiserem experimentar e se juntar ao grupo, que funciona como uma espécie de “segunda família”.
22 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário